03 ABR 2023
Com foco na prevenção e no cuidado, as PICS são alternativa

Recursos terapêuticos que compõem a Medicina Tradicional e Complementar, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, mais conhecidas como PICS, foram implementadas em Vera Cruz no ano de 2018 e atualmente são desenvolvidas junto ao Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS), com a oferta de quatro diferentes práticas.

“Atualmente contamos com a Auriculoterapia, a Meditação, a Ginástica Chinesa e as Terapias Comunitárias Integrativas e no segundo semestre ampliaremos o número de práticas ofertadas com a implementação da Yoga, Arteterapia e a Fitoterapia”, refere a Coordenadora do CAIS, a Nutricionista Fabiana Neumann.

Com o olhar voltado a prevenção e o cuidado, as PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e podem ser acessadas pela comunidade vera-cruzense de forma espontânea, junto ao CAIS, ou ainda através de encaminhamentos feitos por profissionais da rede pública municipal de saúde.

A Coordenadora do CAIS, refere que todos os pacientes são avaliados por uma equipe multiprofissional e após encaminhados as atividades que se adéquam melhor ao quadro de cada paciente. A unidade fica localizada na Rua Carlos Wild, nº 511 em anexo ao Ginásio Poliesportivo, horário de funcionamento das 7h30 as 11h30 e das 12h30 as 16h30.

VISITA DO ASSESSOR DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS PICS
Na última quarta-feira, 29, o Sr. Raul Henn, responsável pelo assessoramento do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Câmara dos Deputados, Giovani Cherini (PL), visitou a Secretária de Saúde, Clair Tornquist.

Henn, referiu que Vera Cruz é um dos municípios da região que melhor aderiu aos recursos terapêuticos e é um modelo a ser seguido.

Na oportunidade, a Secretária aproveitou para solicitar ao Assessor, recursos através de emenda parlamentar do Deputado Federal Giovani Cherini (PL) para a ampliação das práticas no âmbito municipal.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC