20 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Município receberá R$ 556 mil para ações de resposta à estiagem
Em 19 de janeiro deste ano, o Município de Vera Cruz publicou o Decreto 7.183, declarando Situação de Emergência devido à falta de chuvas. Naquele momento os prejuízos com a seca nas culturas da soja, milho e arroz e na pecuária leiteira já alcançavam mais de R$ 10 milhões. Menos de um mês depois o Governo do Estado homologou a situação com a publicação do Decreto 56.889. Agora o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil aprovou o repasse de verba para ações de resposta à estiagem.

Pela Portaria 1.124, serão repassados o montante total de recursos solicitados pela Defesa Civil Municipal: R$ 556.000,00 para três frentes. A primeira delas é o repasse de cestas básicas para famílias afetadas pela estiagem na área rural. Serão R$ 460 mil para a entrega de duas cestas com alimentos para atender mais de 10.000 pessoas. Outros R$ 60 mil são para aquisição de óleo diesel para abastecimento de caminhões-pipa para distribuição de água. E mais R$ 36 mil para locação de caminhões-pipa para distribuição de água.

Este é o quarto ano consecutivo que Vera Cruz decreta Situação de Emergência em razão da estiagem, que se agrava a cada ano. No Laudo Técnico de Perdas, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, a quebra em 2023 foi de 32% na produção de milho grão e 25% no milho silagem, 25% no arroz, 15% na soja e 1,2% no leite.

No ano passado, o Município já havia recebido recursos na ordem de R$ 186 mil para ações de resposta à estiagem. Desta vez, com um recurso maior, o Prefeito Gilson Becker espera poder amenizar ainda mais os efeitos da escassez de água nas propriedades rurais. “Nos últimos meses temos concentrado esforços no combate à estiagem, com máquinas no atendimento direto às solicitações dos agricultores e entrega de água em diferentes regiões. Esse recurso, vai nos auxiliar a ampliar essas ações e a dar assistência às famílias que enfrentam dificuldades para comprar alimentos básicos”, ressalta o Chefe do Executivo.

Autor: Josiléri Linke Cidade