07 MAR 2023
Inaugurada ampliação da ESF de Vila Progresso
“A saúde de Vera Cruz está em festa”. A afirmação é da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. Ela participou na manhã desta terça-feira, 7, da cerimônia de inauguração das obras de ampliação da Estratégia de Saúde da Família – ESF de Vila Progresso, que atende a zona sul do interior do município de Vera Cruz.

A construção foi possível com recursos da Rede Bem Cuidar, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde, que destinou R$ 195 mil para a ampliação da unidade de saúde. A obra foi executada pela empresa N.Felten, vencedora do processo de licitação.

A titular da pasta no município, Clair Tornquist, enalteceu o empenho da equipe no atendimento da comunidade. “Temos pessoas comprometidas e isso reflete em melhorias e no que estamos vendo aqui hoje. Os investimentos acontecem, os recursos vêm, porque os profissionais estão em sintonia e se dedicam na elaboração e execução dos projetos”, salienta.

Durante a solenidade a Secretária Arita Bergmann entregou para a equipe o Selo Prata UBS Amiga do Idoso. “Estamos diante do município com os melhores índices da atenção básica da região da 13ª Coordenadoria. Vera Cruz está de parabéns pelo trabalho realizado na área da saúde”, elogiou.

A ampliação inaugurada contempla uma sala de grupos que conta com uma cozinha industrial, mais banheiro, possibilitando o retorno das oficinas culinárias ofertadas à comunidade, que agora poderá ser realizada de forma centralizada junto à unidade de saúde. No ano passado a unidade já havia recebido um veículo da Rede Bem Cuidar para ampliar os atendimentos domiciliares.

O Prefeito Gilson Becker agradeceu a vinda da Secretária a Vera Cruz, salientando as diversas ações realizadas para aprimorar o atendimento em saúde, como a cobertura de 100% área do município com agentes de saúde, a ampliação do número de médicos e profissionais da saúde, além de melhorias na estrutura das unidades. “Aplicamos 28% do orçamento em saúde em todas as unidades do município e trabalhando todos os dias para que a saúde de Vera Cruz seja cada vez mais referência na região e no Estado”, frisou o Chefe do Executivo.

Autor: Josiléri Linke Cidade