O ano era 1969 e o jovem Município de Vera Cruz celebrava o seu décimo ano de emancipação e para comemorar, doze casais foram desafiados a participar da primeira gincana em solo vera-cruzense, que se tem noticias por essas bandas, a Gincana Automobilística. O vera-cruzense tomou gosto. A gincana na modalidade automobilística, voltou a ser realizada em 1974 e em 1979.
Após, no ano de 1982 ocorreu a Gincana da Integração, organizada pela Juventude Católica (JUCA), sendo realizada de forma anual até 1986, e desta vez incorporando elementos esportivos e culturais.
Mas foi somente em 1989, ano em que Vera Cruz comemorava 30 anos de emancipação, que a Gincana passou a ser organizada pela municipalidade, sendo realizada na semana de comemoração das festividades de emancipação. A edição, marcou a introdução de algumas das principais tarefas que são replicadas até os dias de hoje como a tarefa noturna (enigma) e o desfile, ponto alto da gincana, aonde as equipes em tempo recorde devem se organizar em torno de um tema divulgado tradicionalmente somente na abertura do evento.
De lá pra cá a paixão só aumentou e em 2011 a Gincana foi parar no Guiness Book, o livro dos recordes protagonizando a maior polonaise do mundo, tradicional dança típica polonesa. Os gincaneiros reuniram cerca de 320 participantes.
Atualmente, a Gincana Municipal de Vera Cruz está em sua 33ª edição e já se consolidou como o maior evento cultural do município, atraindo participantes de todo o país e movimentando a economia e a comunidade local.
A edição de 2023, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio e contará com as equipes Kabonghi, Largados, Selvagens e Xiruz.