13 JUL 2022
Autorizada comercialização de carnes temperadas e manipuladas
Açougues, casas de carnes, minimercados, supermercados e estabelecimentos de comércio varejista de carnes in natura do Município de Vera Cruz agora têm permissão para temperar e manipular esses produtos para venda direta ao consumidor. A Lei nº 5.460/2022, que autoriza o processamento foi assinada pelo Prefeito Gilson Becker na terça-feira (12).

A Lei é uma reivindicação antiga dos comerciantes e consumidores após a modificação de uma Portaria Estadual que proibia a venda de produtos manipulados, os chamados temperados. Os Poderes Executivo e Legislativo (à unanimidade) veem a sanção desta lei como forma de manutenção da cultura local, em que é tradição a compra direta em açougues, de carnes temperadas ou empanadas.

Para o Chefe do Executivo a norma regulamenta receitas que passam de geração em geração. "Os temperos colocados nas carnes são condimentos naturais, não há nada de industrial. São os temperos que a nossa avó usava e agora estão regrados na lei, o que é permitido e o que não é", frisa Becker.

O Prefeito também enfatiza que a atividade é necessária para a sobrevivência de pequenos comerciantes e que a portaria beneficiava apenas os grandes frigoríficos, interessados na venda de seus produtos em embalagens à vácuo e que principalmente, é um anseio dos consumidores que terão mais opções de preços e produtos na hora de fazerem as suas compras.

O vice-presidente do Sindigêneros, Arsélio Back, agradeceu em nome de todas as empresas representadas pelo sindicato, o empenho que o executivo teve em promulgar a Lei, que é uma das bandeiras defendidas pela entidade. "A aprovação da lei resolve o entrave que tínhamos e agora vamos assegurar que o consumidor compre os temperados tranquilamente. Ganha a comunidade vera-cruzense, comentou Back.

(Texto Ernani Wild, Sindigêneros)

Autor: Josiléri Linke Cidade