06 JUL 2022
IPTU 2022 tem vencimento nesta segunda-feira

O dia 11 de julho, próxima segunda-feira, é a data de vencimento da primeira parcela ou da cota única do IPTU 2022. O prazo para proprietários de imóveis pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano em Vera Cruz foi prorrogado em 60 dias, por meio da Lei 5.404, aprovada pela Câmara de Vereadores. O prazo maior para o pagamento do tributo, que tradicionalmente vencia em maio, é dado pelo terceiro ano consecutivo.

Nos últimos dois anos, a prorrogação ocorreu em razão da pandemia, e neste ano, devido a troca de sistema, que adiou a confecção dos carnês, e postergou em dois meses o vencimento. Com isso, o IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 6%, até esta segunda-feira, 11 de julho. Mesma data que vale para o vencimento da primeira parcela, para contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado em oito vezes.

Até a data de vencimento, o imposto pode ser pago em qualquer autoatendimento das agências do Banrisul, Caixa, Banco do Brasil, lotéricas ou correspondentes bancários, pelos caixas eletrônicos ou na internet e no caixa da Prefeitura. Após esse prazo, o pagamento só é aceito no caixa da Prefeitura. O IPTU 2022 teve reajuste de 10,06% sobre o valor cobrado em 2021, baseado no IPCA - Índice Preços ao Consumidor Amplo apurado no ano passado. A previsão de arrecadação é de R$ 3.283.000,00, mais as taxas.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Finanças, neste ano foram impressos cerca de 10.000 carnês, que estão sendo entregues nas últimas semanas pelos Correios. Proprietários que não receberam o carnê no endereço cadastrado, ou que residem em área onde não há serviço de entrega dos Correios, especialmente em áreas que entraram para o perímetro urbano, devem procurar o Setor de Arrecadação da Prefeitura.

CONFIRA AS NOVAS DATAS DE VENCIMENTO DO IPTU 2022
1ª parcela: passa de 10 de maio para 11 de julho de 2022