12 JAN 2015
Governo avalia programação de Natal

A prefeita Rosane Petry (PP) convocou reunião com a secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Social (SMDS), Oficina de Artesanato e a chefia de seu gabinete para avaliar as programações natalinas. Na visão da líder do Executivo em 2015 houve a superação do engajamento comunitário pela realização de eventos mais amplos, bem como saldo positivo pela beleza dos ornamentos e a instalação dos arcos luminosos em sequência na Rua Claudio Manoel. A visibilidade da Casa do Artesão na venda de enfeites para Rosane também merece ênfase.

A SMDS prestou conta dos investimentos na Oficina de Artesanato que além de adquirir materiais para confecção dos itens decorativos, reutiliza os produtos e busca alternativas baratas ou mesmo sem custo, como no caso da reciclagem.  A pasta da Cultura reviu avanços no planejamento de ações artísticas e estuda para 2015 descentralizar as programações a fim de levá-las para regiões interioranas, contemplando todos os públicos. “Percebemos o crescimento do Natal pela valorização do poder público e pela participação comunitária”, disse Luciméri Eisenhardt, titular da SMDS

A coordenadora da Oficina de Artesanato, Maristela Hoesker, salienta que o serviço além de decorar o Município em datas comemorativas – como Páscoa, Semana do Município, Semana Farroupilha e Natal –, bem como prestar assistência para os demais eventos realizados pela Prefeitura, simboliza a evolução do ser humano. “Esse trabalho é tecidos por muitas mãos. Trabalhamos com idosos, adolescentes, colaboradores de saúde, pacientes do CAPS. Toda comunidade produz e percebe o reflexo na cidade e nas suas vidas”, enfatizou.

Novas ideias

Para 2015 está previsto a realização de um desfile temático ao longo das ruas Claudio Manoel e Martin Francisco. A ideia é contar a história do Natal, desde o nascimento de Cristo até a simbologia das velas, dos pinheiros e do Papai-Noel. Com alegorias inspiradas no período e fantasias confeccionadas pela Oficina de Artesanato, a intenção é mobilizar associações, entidades representativas e segmentos do comércio para abraçarem o projeto inovador. O plano prevê carros alegóricos e a expansão das iniciativas para as regiões norte e sul do interior.

Fonte: Lucas Dalfrancis