15 ABR 2015
Projeto incentiva leitura entre pais e filhos

Com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares através da leitura, distribuição de livros irá atender 600 famílias em Vera Cruz

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 15, o lançamento do projeto Lendo em Família, idealizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Este, tem por objetivo sistematizar as informações para gerar novos conceitos e buscar parcerias com a família. A partir dessa ótica, nasceu o projeto que favorecerá as crianças e adolescentes junto aos pais, a fim de proporcionar momentos literários, incentivar o gosto pela leitura, além de fortalecer os vínculos familiares.

A iniciativa partiu da ex-conselheira do Comdica, Íris Ziani, que cadastrou o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) no edital aberto do Ministério Público. Na sequência, o Ministério aceitou o projeto e disponibilizou o recurso de R$ 5 mil para a aquisição dos livros com temas baseados em relacionamentos interpessoais familiares. O projeto consiste na formação de kits, contendo de 7 a 10 livros, que serão distribuídos em diferentes localidades, bairros e grupos existentes. A expectativa é atender 600 famílias com crianças ou adolescentes.

A ação acontecerá por intermédio das Agentes Comunitárias de Saúde, do Centro de Atendimento Municipal Especializado (C-AME), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/Cearca) e Casa de Passagem, que serão responsáveis pela distribuição dos kits nas famílias e pelo controle dos livros. Eles atuarão no acompanhamento e na orientação das famílias a fazerem uso dos livros, incentivando a leitura familiar, além de promover a troca dos kits entre os grupos para oportunizar acesso a todos.

Para o presidente do Comdica, Joseph Fayad, o projeto amplia os horizontes da educação, acreditando nos valores e na convivência familiar. “O objetivo fundamental é apontar a leitura como uma ferramenta para a prática e resgates dos valores familiares”, destaca. Ele acrescenta que o projeto será desenvolvido e avaliado pelo período de seis meses, mas confia no sucesso. Após a avaliação positiva, será solicitada a reformulação e a implantação definitiva.

Trabalho Voluntário

O projeto Lendo em Família contou com a ajuda da voluntaria, Wera Prass Luttjohann. Motivada pelo objetivo do projeto no município, ela confeccionou 30 sacolas a partir do reaproveitamento de calças jeans, - material resistente o suficiente para o armazenamento e circulação dos livros – doadas pela comunidade. Em seguida, as sacolas foram levadas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/Cearca), onde as crianças fizeram os acabamentos em pintura.