Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
18 JUN 2015
Cultura lança Concurso de Poesia e Desenho

Jantar Cultural marcou o lançamento do concurso voltado para estudantes. Ação é alusiva aos Festejos da Semana Farroupilha

Aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 17, o Jantar Cultural promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz e pelo Conselho Municipal de Tradições Gaúchas. O evento foi realizado no CTG Candeeiro da Amizade e visa promover o tradicionalismo gaúcho no município, garantindo que as atividades voltadas à cultura gaúcha, sejam ações continuadas e trabalhadas durante todo o ano em preparação aos Festejos Farroupilhas.

O jantar teve como culminância a palestra do professor Antônio Pereira dos Santos que abordou aspectos históricos da cultura gaúcha, indumentária e origens do movimento tradicionalista. Além disso, aconteceu o lançamento do Concurso Cultural de Poesias e o de Desenhos, a fim de envolver todos os estudantes do município. O momento reuniu tradicionalistas de entidades de Vera Cruz e representantes da Associação do Verso Xucro de Santa Cruz do Sul.

Para o presidente do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG), Hiran Antunes, eventos como esses são fundamentais para a qualificação das atividades culturais desenvolvidas pelas entidades, enriquecendo as ações que visam ampliar o alcance da cultura gaúcha no município. A coordenadora de Cultura, Marli Silveira, destacou a importância do envolvimento da comunidade, sobretudo, dos estudantes e jovens a fim de consolidarem a perpetuidade da tradição gaúcha. “A cultura gaúcha deve ser vivida durante todo o ano e eventos e aspectos da tradição são fundamentais para garantir a inserção da cultura no município”, ressalta Marli.

Ao final do evento, aconteceu a Tertúlia Livre com declamação de poesias por Ibani Jorge Bicca e Venildo dos Santos, e canções do gaiteiro Pedro Muniz. O concurso de poesia e de desenho, tem o apoio de Entidades Tradicionalistas e da Secretaria Municipal de Educação e tem como tema O Campeirismo Gaúcho e sua importância Social e Cultural. O regulamento completo do concurso está publicado no site do município, no endereço www.veracruz-rs.gov.br e maiores informações podem ser obtidas no telefone 3718-1826, da Secretaria.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024