19 JUN 2015
Vera Cruz incentiva Protetores das Águas

Responsáveis pela preservação das fontes e arroios do município, protetores terão a tarifa de água isenta. Economia deve somar R$ 414 por ano

Foi aprovado na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Vera Cruz, na última terça-feira, dia 16, o projeto de lei por parte da prefeita municipal, Rosane Petry (PP), que isenta a tarifa mínima de água aos proprietários inscritos no Programa Protetor das Águas. A medida foi tomada como forma de incentivo e compensação pelo serviço ambiental na preservação das nascentes do Arroio Andreas e Dona Josefa e garantirá a economia de R$ 414, ao ano para os produtores que pagarão apenas o consumo excedente.

Conforme o dirigente do Serviço Municipal de Água e Esgoto, Ivan Rodrigues, a orientação é que os produtores compareçam ao Semae para solicitar a isenção da tarifa, munidos de documentos para a atualização cadastral, se necessário. Rodrigues acrescenta que pela mesma legislação, será concedido ainda, o incentivo aos proprietários dos imóveis que possuem poços, reservatórios de água e bombas de recalque do Semae em suas propriedades.

O projeto realizado há cinco anos no município, é feito em parceria com a Universal Leaf Tabacos e com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e conta a participação efetiva de 67 famílias de produtores. Para a líder do Executivo, a isenção da tarifa mínima de água é um passo propulsor para garantir a continuidade do programa no município. “Tivemos a oportunidade de inaugurar R$ 12 milhões investidos em saneamento, e parte dessa conquista se deve aos protetores responsáveis pela preservação do bem mais precioso que possuímos: a nossa água”, declarou Rosane.