30 SET 2015
Semana da Água promove ações educacionais

Palestras nas escolas do município conscientizam sobre a importância da proteção e valorização da água

Desde o dia 26 até o dia 3 de outubro, o Município de Vera Cruz realiza ações alusivas à XXII Semana Interamericana da Água e da XV Semana Estadual da Água. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com órgãos estaduais e municipais. O tema central, Água é Tudo, promove o consumo consciente, conservação e proteção da água e seus afluentes e apresenta uma vasta programação com atividades pontuais principalmente nas escolas.

Em Vera Cruz, a programação é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Estação de Tratamento de Água (ETA), Vigilância Sanitária e Emater, além do apoio da 13° Coordenadoria Estadual de saúde e Rede de Educação Ambiental do Pardo, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Durante todo o período de programações, a ETA estará aberta para visitações das escolas, entidades e comunidade em geral. No caso de grupos é preciso agendamento com antecedência pelo telefone 3718-3203.

Ainda serão realizadas palestras sobre a água nas escolas e para os grupos de mulheres rurais e Agentes Comunitárias de Saúde, além de explanação sobre o Projeto Protetor das Águas pela equipe técnica e plantio de árvores nativas às margens do Arroio das Pedras e Andréas. Para o coordenador da ETA, Gilson Becker, o principal objetivo é promover a cidadania e influenciar a comunidade a praticar atitudes corretas que beneficiem o coletivo e protejam o ambiente. “Somos privilegiados pelo eficiente serviço municipalizado que garante água de qualidade para a população, sobretudo, a valorização dessa riqueza, deve partir de cada um de nós”, declarou Becker.