06 MAI 2016
ESF é porta de entrada para 42% da população vera-cruzense

Moradores das localidades abrangentes pelos postos de Estratégia de Saúde da Família devem procurar atendimento nas unidades e não no Posto de Saúde Central

Implantado em dezembro do ano passado, o posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do interior de Vera Cruz, atende mais de 2,5 mil pessoas na zona rural do município. Somado aos atendimentos realizados pelas equipes Sol e Lua do ESF do bairro Arco Íris, a totalidade de cobertura realizada pelas duas unidades ultrapassa 8,5 mil pessoas, o que corresponde a 42% do território vera-cruzense. O posto do interior acolhe os moradores das linhas Sítio, Tapera e Dois de Dezembro. Os pacientes de Entre Rios, Linha Alta e Vila Progresso também recebem atendimento. Já no posto da zona urbana, a cobertura atende pacientes dos bairros Arco Íris, Leopoldina, Araçá, São Francisco, Boa Vista e Cipriano (até a RST-287).

Por sua estrutura de organização, a estratégia Saúde da Família permite ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços de saúde com ênfase na prevenção. O objetivo é melhorar o estado de saúde da população através de um modelo de assistência voltada para a toda a família que inclui a promoção e a proteção à saúde até a identificação precoce e tratamento de doenças. Diante disso, a secretária municipal da Saúde, Daniela Schneider, salienta a importância quanto à consciência desses pacientes a procurarem o atendimento nos postos ESF. “A porta de entrada para os moradores das localidades abrangentes são os ESFs. Eles serão assistidos com uma equipe completa de profissionais competentes e especializados com serviços de saúde e odontologia”, explica Daniela.

A equipe de gestores da Saúde enfatiza que o restante da população – 58% - é acolhido no Posto de Saúde Central, uma demanda relativamente grande, para apenas uma unidade. Desta forma, as Agentes Comunitárias de Saúde, realizam o cadastramento e um mapeamento geográfico que direciona o paciente à sua devida unidade de saúde de acordo com a sua localização. “Esse processo é realizado, não para impedir o paciente de receber atendimento no Posto de Saúde Central, mas para facilitar o acesso do paciente e otimizar o serviço dos órgãos públicos”, justificou a coordenadora do ESF de Vila Progresso, Janaína Cunha.

Em casos de urgência e emergência, os pacientes são atendidos em qualquer unidade de saúde e encaminhados para o atendimento específico de acordo com seu estado. A titular da pasta, Daniela Schneider, frisou ainda, que não é necessário que as pessoas se desloquem de madrugada, buscando prioridade no atendimento, se o paciente não conseguir atendimento, ele é avaliado pelo enfermeiro coordenador. “Trabalhamos a partir de agendamento, salvo os casos de urgência e emergência, estes sempre terão prioridade”, justificou. Para pleno desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família, foram criados incentivos para a aquisição de equipamentos para as equipes, atendimento móvel para as populações rurais, informatização das unidades e contratação de profissionais.