Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
28 ABR 2017
Crianças de EMEIS passam por avaliação nutricional

As Secretarias de Educação e de Saúde de Vera Cruz realizam a avaliação nutricional das crianças matriculadas em Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs. O peso e altura de cada criança é tabulado no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – Sisvan. Os dados coletados durante o mês de abril servem para diagnóstico de desnutrição, normalidade, sobrepeso ou obesidade.

A partir do levantamento é possível mediar a alimentação oferecida. Os dados também servem de base para ações futuras em relação à saúde das crianças. O trabalho é realizado mediante assinatura de um termo de autorização encaminhado pela escola aos pais. Para facilitar a avaliação, a partir do ano que vem, a autorização será realizada no ato da matrícula ou rematrícula do aluno.

Conforme a nutricionista Caroline Ortolan, o levantamento é realizado uma vez ao ano. “Sempre escolhemos o mês de abril para pesarmos e medirmos as crianças pois neste período normalmente já estão todas nas EMEIs e também não é tão frio, uma vez que para pesagem dos bebês, por exemplo, deixamos eles muitas vezes só de fraldas ou com roupas leves”, explica Caroline.

Uma novidade deste ano, é que os alunos das escolas municipais de Vera Cruz passam a ser avaliados por educadores físicos, que atuam no quadro docente dos educandários. Os dados colhidos por esses profissionais também serão enviados à Secretaria de Educação para análise conjunta à avaliação nutricional.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024