25 AGO 2017
Atividades celebram a Semana da Pessoa com Deficiência

o período em que é celebrada, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o município de Vera Cruz, que é considerado referência na educação especial, também realiza atividades alusivas a data. Um evento hoje e outro na segunda-feira, fecham a programação do Mês da Pessoa com Deficiência. As atividades são organizadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – Compede.

Nesta sexta-feira (25), a partir das 19 horas, acontece happy hour com música, no Quiosque da Praça. Já na segunda-feira (28), ocorre o Fórum Municipal da Criança e do Adolescente com o tema Pessoa com Deficiência. O evento inicia às 8h30min, na Câmara de Vereadores, e terá a participação da Banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Santa Cruz do Sul.

Conforme a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Micheli Katiani Rech, são cerca de 160 alunos atendidos em salas de recursos multifuncionais por 12 educadoras especiais. Além disso, em torno de 25 alunos tem apoio de mais um educador em sala de aula, a chamada dupla docência. Os casos ocorrem tanto em escolas de Ensino Fundamental como nas de Educação Infantil.

“Pessoas de outras cidades que se mudaram para Vera Cruz estão surpresas com toda a estrutura, atendimento e qualidade quando se trata de alunos com necessidades especiais. Das nossas 23 escolas municipais, em 17 temos público da educação especial. Todas que necessitam tem a dupla docência e educadores especiais realizando atendimento. Nem todas as escolas possuem sala de recursos multifuncional, recebida do Ministério da Educação, porém, em conjunto com Secretaria e educadores especiais, as escolas organizam espaços físicos com materiais para oportunizar os atendimentos individualizados”, explica Micheli.

A programação do Mês da Pessoa com Deficiência iniciou com a Corrida Solidária da Associação de Amigos Especiais – Adae Mãos Dadas, no dia 5 de agosto. Nesta semana também foram realizadas sessões especiais no Cine Cultura, com a exibição do filme O Verdadeiro Tesouro.