25 AGO 2017
Semae cadastra usuários para utilizar chave de acesso

rades, portões e cadeados. Essa é a realidade que os leituristas do Serviço Municipal de Água e Esgoto – Semae, encontram em muitas residências de Vera Cruz. A dificuldade de acesso em alguns imóveis, devido as medidas de segurança adotadas pelos proprietários, levou o Semae a implantar uma nova ferramenta: a identificação da chave de acesso padrão, que já é utilizada pela RGE Sul.

Para levantar o consumo real do hidrômetro, o Semae irá cadastrar os usuários que já tem o cadeado ou fechadura padrão da distribuidora de energia. Com a nova ferramenta, no ato da leitura o equipamento avisa se o imóvel possui a fechadura padrão. Assim, com uso de uma chave especial, o leiturista consegue entrar no pátio e realizar a leitura do hidrômetro e a entrega da conta.

Conforme o dirigente do Semae, Ivan Rodrigues, a inovação ocorre por permitir o cadastro prévio do usuário, criando uma comunicação no momento da leitura, com a emissão de um aviso de que naquele local há chave de acesso. “O Semae percebeu que alguns proprietários já usavam a fechadura, devido a quantidade de imóveis fechados. Mas sem essa identificação, poucas eram as tentativas bem-sucedidas, desperdiçando-se tempo e onerando o serviço”, aponta Rodrigues.

Para aderir, se cadastrar ou obter mais informações sobre fechadura padrão, o usuário deve procurar ao SEMAE, podendo também fazer pelo telefone 3718-1222, ramais 201 e 226, e agendar uma visita para testar a abertura da fechadura com a chave padrão. “Não queremos que ninguém deixe o imóvel desprotegido. Queremos juntos construir medidas práticas que permitam realizar o trabalho com acesso ao hidrômetro e assim emitir a conta de água e esgoto pelo consumo real”, explica o dirigente do Semae.