28 AGO 2017
Teatro e oficinas incentivam alimentação saudável nas escolas

Pizza saudável e hambúrguer nutritivo na merenda escolar já é bom. Imagina preparado pelos próprios alunos. Essa é a proposta do Programa Saúde na Escola – PSE. As ações, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde e Educação de Vera Cruz, iniciaram no dia 18 de agosto e encerram em 29 de setembro.

As atividades visam a “Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável”. As primeiras escolas a participarem do programa foram as EMEIs Dona Dionéa, do bairro Leopoldina, e Sabor de Alegria, do Cipriano de Oliveira. Cerca de 150 crianças assistiram à peça de teatro “Choco Lobo Mau e o Moranguinho Vermelho”, encenada pelas acadêmicas de nutrição Maria Graziele Rodrigues e Thalia Silva.

“A apresentação trata, de forma lúdica, do incentivo à alimentação saudável, com a redução do consumo de guloseimas – como balas, pirulitos e chocolates –, e o aumento do consumo diário de frutas e verduras pelas crianças”, explicam as nutricionistas Samia Nassere, da Saúde, e Caroline Ortolan, da Educação. Elas consideram essas atividades, e outras que ocorrem durante o ano, essenciais para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde pequenos, prevenindo assim diversas doenças, como a obesidade.

Na última sexta-feira (24) foi a vez da EMEF Professor Henrique Cândido Pritsch, em Linha Tapera, receber a oficina culinária. Os estudantes elaboraram uma pizza saudável, com a supervisão da merendeira vencedora do PNAE Chef 2017 na categoria EMEF, Vânia Beatriz Schaefer. Já no dia 29 de setembro a atividade ocorre na EMEI Dona Dionéa, com os alunos do Nível C, com a elaboração de um hambúrguer nutritivo.

Saúde na Escola
A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica. O programa foi implementado no município de Vera Cruz em 2013 e a escola indicada passa a ter uma Equipe de Saúde de referência para realizar conjuntamente as ações de planejamento, execução e monitoramento de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos educandos.

No ano de 2017, fazem parte do Programa a EMEI Sabor de Alegria, vinculada a Equipe de Saúde Sol (ESF Arco-Íris), EMEI Dona Dionéa, vinculada à Equipe de Saúde Lua (ESF Arco-Íris), e EMEF Professor Henrique Cândido Pritsch, vinculada ao ESF Vila Progresso. As equipes de saúde também contam com o trabalho conjunto da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

As 12 ações realizadas através do PSE nas escolas:
1.  Combate ao mosquito Aedes aegypti;
2.  Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável;
3.  Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
4.  Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
5.  Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
6.  Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
7.  Prevenção das violências e dos acidentes;
8.  Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
9.  Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
10.  Verificação da situação vacinal;
11.  Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
12.  Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.