30 NOV 2017
Natal da Feliz Cidade promete encantar visitantes

Fé, amor e arte. Assim a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer pretende atrair visitantes de todo o Rio Grande do Sul até a Capital das Gincanas. A programação oficial abre nesta sexta-feira (1º), às 20h30, na Praça José Bonifácio, mas o trabalho de montagem da decoração já dura dois meses. A novidade deste ano, que permitirá uma programação especial, é o financiamento do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Alliance One, Medlive, Mor, Kopp e Universal Leaf.

“É a primeira vez que a cidade aprova um projeto na Lei Rouanet para evento. O 1º Natal da FelizCidade está sendo trabalhado desde maio, foi aprovado em outubro e temos avançado na captação de recursos”, revela o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis. A verba será empregada exclusivamente em três desfiles, nos dias 9, 15 e 22 de dezembro. A evolução do espetáculo será ritmada por uma música-tema, executada pela Banda Municipal que ensaia a canção desde o mês de outubro.

Para os desfiles estão sendo montados quatro carros alegóricos. Cerca de 300 pessoas vão participar das apresentações no Centro e no Bairro Boa Vista. Entre eles, mais de 80 bailarinos e patinadores da cidade se encontram semanalmente, há mais de um mês, para ensaios coreográficos. Os figurinos estão sendo confeccionados por nove costureiras da cidade e a matéria-prima (tecido, ferragem, madeira, isopor e tinta) foi adquirida do comércio local, movimentando a economia do município.

A decoração da casa temática deve encantar quem for até a Praça. O espaço vai funcionar de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e sábados e domingos das 15h às 22h. “A Casa do Noel foi elaborada nos mínimos detalhes, com paredes forradas em tecido, móveis e adornos característicos da data. Nesta semana, a equipe monta o Parque da Neve com cerca de 60 metros quadrados. A intenção é que neve, de fato, no espaço lúdico”, anuncia o secretário.

A empresa Kopp, que recentemente adotou a Praça para revitalização, doou mil metros de corda luminosa à Secretaria de Cultura, além disso iluminará toda a Praça com mais de 30 refletores coloridos e mais de 600 lâmpadas incandescentes revestidas de luminárias decorativas. Os motivos natalinos também estarão presentes na Caixa D'Água, com anjos iluminados, e na Prefeitura.

01.12 – sexta

20h30: Abertura do Natal – Chegada do Papai Noel – Show do Coral Municipal, Praça José Bonifácio

02.12 – sábado
19h: Músicas de Natal – Vencedores do Festival Canta Vera Cruz, Palco da Praça José Bonifácio