Vera Cruz, 30 de setembro de 2025 – O Programa Protetor das Águas de Vera Cruz foi destaque na manhã desta terça-feira (30), durante evento que reuniu autoridades, produtores rurais e instituições parceiras no Espaço Shalom, em Ponte Andréas. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os envolvidos, apresentar resultados e projetar os próximos passos da iniciativa que é referência no Estado em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
A programação contou com a participação de representantes do município de Vera Cruz, da Philip Morris Brasil, da Afubra, da Emater/RS-Ascar, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Cisvale, que destacaram a relevância da união de esforços em prol da preservação hídrica.
Durante o ato, ocorreu a assinatura do convênio que formalizou o ingresso da CISVALE (Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo) como parceira do Programa Protetor das Águas. A partir deste convênio, o Cisvale assume a responsabilidade, através da Philip Morris, de efetuar o pagamento aos produtores rurais pelos serviços ambientais de conservação, dentro do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O contrato foi assinado pela Vice-Presidente de Manufaturamento da América Latina da Philip Morris, Clarissa Prass, e pelo Prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, na condição de presidente do Cisvale.
Na ocasião, Clarissa Prass destacou: “É um orgulho para a Philip Morris Brasil estar ao lado desse Programa, pela relevância do trabalho que vem sendo feito. Estamos em um momento de grande transformação e a sustentabilidade passou a ser um pilar essencial de atuação da nossa empresa. Apoiar iniciativas como esta reforça nosso compromisso com o futuro.”
O prefeito Gilson Becker, como presidente do Cisvale, ressaltou: “A assinatura deste convênio marca um passo fundamental para o fortalecimento do Protetor das Águas. Ao assumir a gestão dos pagamentos aos produtores, o Cisvale reforça a seriedade e a sustentabilidade do Programa, ampliando sua credibilidade e capacidade de inspirar outros municípios.”
Além dos protocolos institucionais, o evento contemplou a apresentação do Protetor das Águas como ferramenta de cálculo do PSA, espaço para integração entre os participantes e um momento cultural que reforçou o vínculo comunitário em torno da iniciativa.
A coordenadora do Programa, Tanise Etges, ressaltou a importância do encontro como marco de continuidade: “O Protetor das Águas nasceu da união entre poder público, produtores e parceiros. Este momento reafirma que a preservação dos recursos hídricos só é possível com cooperação e compromisso coletivo. Seguiremos trabalhando para ampliar os resultados e inspirar outros municípios.”
Sobre o Programa
Criado em 2011, o Programa Protetor das Águas de Vera Cruz é pioneiro no Rio Grande do Sul na implementação do PSA. Atualmente, são 114 produtores rurais participantes, preservando 129 nascentes e 242 hectares de áreas estratégicas do município. O programa é financiado pelo município de Vera Cruz e pela Philip Morris Brasil, contando ainda com apoio de entidades como Afubra, Emater/RS-Ascar, ANA, Cisvale e Comitê Pardo. Reconhecido nacionalmente, o Protetor já promoveu avanços significativos na qualidade da água local e assegura isenção de até 15m³ mensais da tarifa de consumo de água para os produtores participantes.
_____________________________________________________________________________
Roberta Döring
Assessora de Imprensa - Prefeitura de Vera Cruz
(51) 99755-1065
Autor: Roberta Döring - Assessoria de Imprensa