A Secretaria de Saúde de Vera Cruz, participou nesta segunda-feira da reunião promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), presidido pelo Prefeito Gilson Becker. O encontro reuniu secretários e assessores técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos 17 municípios consorciados para discutir a ampliação dos serviços prestados e fortalecer parcerias em prol da saúde regional.
Representando a Saúde de Vera Cruz, o secretário, Luiz Alberto Freitas, destacou a importância do consórcio para a otimização dos atendimentos e a busca por soluções coletivas.
Durante a reunião, foi apresentada a proposta do Ministério da Saúde, por meio do programa federal Mais Acesso às Especialidades (PMAE), que permitirá a instalação de ambulatórios especializados na região. O objetivo é oferecer atendimentos em oftalmologia, ortopedia e cardiologia, reduzindo filas de espera e garantindo mais agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
O Gestor da Secretaria de Saúde de Vera Cruz, Luiz Alberto Freitas ressaltou a relevância da iniciativa para o município e para os demais consorciados. “A ampliação da oferta de especialidades é um avanço fundamental para a nossa rede de saúde. Muitas vezes, os pacientes enfrentam longas esperas para consultas e exames de maior complexidade. Com essa estruturação regional, poderemos reduzir essa demanda e qualificar o atendimento à nossa população. Na pessoa do Presidente do Cisvale e Prefeito Gilson Becker gostaria de parabenizar toda diretoria pelo papel ativo do consórcio”, afirmou.
Outro destaque do encontro foi a atuação do Cisvale no tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), por meio do Centro TEA, vinculado ao programa estadual TEAColhe. Em 2024, o consórcio capacitou 2.804 profissionais da educação para atuar com crianças e adolescentes autistas, além de realizar 3.910 atendimentos especializados no Centro TEA.
O presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, enfatizou o compromisso do consórcio em atuar como um parceiro das gestões municipais. “A saúde é um dos maiores desafios para qualquer administração. O Cisvale foi criado para dar suporte técnico e operacional aos municípios, oferecendo soluções conjuntas que beneficiam toda a população”, destacou.
Além da apresentação dos serviços já ofertados, os gestores discutiram a possibilidade de contratar médicos auditores para auxiliar na regulação das filas de espera, seguindo um modelo já utilizado pela Secretaria Estadual da Saúde. A medida busca garantir mais transparência e eficiência no acesso aos atendimentos especializados.
Com uma população estimada em 405 mil habitantes, os 17 municípios consorciados ao Cisvale registraram 178.796 atendimentos em 2024. Além disso, o consórcio realizou compras coletivas de medicamentos que ultrapassaram R$ 5 milhões, garantindo uma economia de até 60% para as prefeituras.