Na manhã de hoje, no Clube Vera Cruz, o Prefeito reeleito Gilson Becker ao lado do Vice-Prefeito eleito, Angelo Hoff apresentaram os nomes que irão compor o time de secretários para a próxima gestão. Além dos titulares das seis secretarias, foram anunciados o Procurador-Geral e a Chefe de Gabinete.
O Chefe do Executivo destacou a importância da continuidade das ações empreendidas na primeira gestão e que trouxeram grandes resultados ao município. “Agradeço imensamente ao empenho e o apoio de cada secretário durante nossa primeira gestão. Foi com empenho, dedicação e competência que alcançamos resultados tão expressivos. A comunidade pode ter a certeza, de que seguiremos com o mesmo compromisso de valorizar os quadros técnicos e servidores de carreira, mantendo um secretariado enxuto e qualificado para os desafios que estão por vir.”
Becker ainda revelou os pilares que nortearam as escolhas dos gestores que lhe auxiliarão neste segundo mandato. “Três pilares fundamentais guiaram nossas decisões: manter uma estrutura enxuta e eficiente, garantir a ocupação dos cargos por profissionais com experiência consolidada em suas áreas e alinhar a equipe às propostas apresentadas durante a campanha. Nosso objetivo é claro: consolidar Vera Cruz entre os três maiores municípios do Vale do Rio Pardo em todos os indicadores. É preciso destacar a sensibilidade e o apoio das lideranças partidárias que nos apoiaram nesta recondução”, declarou o Prefeito Gilson Becker.
Angelo Hoff destacou o legado construído pela equipe atual, além de reafirmar seu compromisso na nova gestão. “Os avanços alcançados pelo prefeito Gilson e sua equipe são resultado de uma liderança comprometida e de um planejamento estratégico bem conduzido. Esse legado será a base para seguirmos avançando, irei trabalhar com muita dedicação para corresponder à confiança que foi depositada em mim.”
Após o anúncio, os novos titulares formalizaram seu compromisso e assinaram um termo de responsabilidade, reafirmando a determinação de implementar os planos e projetos apresentados no plano de governo.
Conheça os novos titulares e seus perfis:
Luis Alberto da Silva Freitas – Secretário de Saúde
Servidor da Secretaria de Saúde de Vera Cruz há mais de três anos. Formado em Gestão Pública e Técnico em Enfermagem, possui uma trajetória de mais de 15 anos no Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz, onde adquiriu ampla experiência em situações de emergência e assistência à comunidade.
Além disso, atuou como Agente Comunitário de Saúde no Município de Vera Cruz, função que lhe permitiu conhecer de forma aprofundada as demandas de saúde da população local. Atualmente, Freitas coordena os serviços de saúde mental do município, sendo responsável pela gestão do CAPS I e do CAPS Infanto-juvenil, onde desempenha um papel importante no cuidado e na promoção da saúde mental dos cidadãos vera-cruzenses.
Leandro Wagner - Secretário de Administração, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Finanças
Bacharel em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing e Mestrado em Desenvolvimento Regional, possui sólida experiência acadêmica, tendo atuado como professor universitário na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Desde 2017, exerce a função de gestor da Secretaria de Administração, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Finanças, onde lidera iniciativas estratégicas para atrair novos negócios e investimentos ao município. Como Secretário, é responsável por coordenar e supervisionar as áreas administrativas e operacionais, garantindo eficiência e inovação na gestão municipal.
Maiquel Aretz – Secretário de Obras, Saneamento e Trânsito
Servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Vera Cruz desde 2014, possui ampla experiência na administração pública. Está em sua terceira passagem na Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito. Também já desempenhou a função de titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, acumulando a gestão de ambas as pastas no final de 2022, destacando-se pela dedicação e capacidade de liderança.
Roger Severo – Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente
Servidor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente desde 2018, é formado em Engenharia Agronômica e possui formação técnica em Agropecuária. Com profundo conhecimento das demandas e necessidades da comunidade rural, assumiu o cargo de Secretário da pasta em novembro deste ano, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor agrícola no município.
Marcelo Henrique de Carvalho – Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer
Graduando em Administração, possui ampla experiência na área cultural e de gestão pública. Já atuou como Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e também como Coordenador de Cultura do Município de Vera Cruz. Eleito vereador em 2020, destacou-se por sua dedicação à promoção cultural, tendo sido responsável pela organização da maior Gincana do Mundo em duas edições, além de participar ativamente de diversas outras gincanas no Estado do Rio Grande do Sul.
Micheli Rech – Secretária de Educação
Servidora do quadro efetivo, desde 2021 ocupa o cargo de Secretária Municipal de Educação de Vera Cruz, conduzindo a pasta com foco na inclusão, qualidade e inovação na educação pública. Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva e Clínica, é também Especialista em Educação para a Diversidade. Com ampla experiência na área educacional, atuou como professora de educação infantil e anos iniciais em redes públicas e privadas e no Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais. Já exerceu os cargos de vice-diretora e de Coordenadora de Educação Especial junto à Secretaria Municipal de Educação.
Filipe Saalfeld da Silveira - Procurador-Geral
Desde 2022, exerce o cargo de chefe da Procuradoria Jurídica, atuando na representação do município em processos judiciais e extrajudiciais. Bacharel em Direito pela Unisc e especialista em Direito Processual Civil, integra o quadro efetivo da Prefeitura como advogado. Com uma trajetória profissional diversificada, foi Oficial do Exército Brasileiro e já atuou como Juiz Mediador no Tribunal de Mediação e Arbitragem de Santa Cruz do Sul/RS.
Larissa Franke - Chefe de Gabinete
Servidora efetiva há mais de 30 anos na Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Larissa acumula um vasto conhecimento sobre a estrutura pública e as demandas da comunidade. Coordenou mais de cinco edições da Feira da Produção, consolidando o evento como uma referência estadual. Desde abril de 2024, exerce a função de Chefe de Gabinete, atuando como elo estratégico entre a comunidade, e os demais membros do governo, contribuindo para a articulação e eficiência da gestão municipal.
Autor: Wellington Rodrigues | Comunicação PMVC