17 ABR 2024
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Pagamento do IPTU 2024 é prorrogado

Os contribuintes de Vera Cruz ganharam um novo folego com a prorrogação do prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o ano de 2024. O recente Decreto Municipal Nº 7.469, de 10 de abril de 2024, estendeu em 60 dias o vencimento dos carnês, proporcionando mais tempo e flexibilidade para os proprietários de imóveis cumprirem com suas obrigações fiscais.

Em anos anteriores, já havia sido necessária uma medida similar. Este ano, em particular, problemas técnicos resultaram no adiamento do prazo de vencimento em 60 dias, concedendo um fôlego aos contribuintes. Vale ressaltar que, para aqueles que optaram pelo parcelamento do imposto no ano anterior, a última das oito parcelas venceu em fevereiro, reforçando a importância dessa extensão de prazo.

Os proprietários têm a opção de quitar o IPTU em cota única, com um desconto de 6%, ou parcelá-lo em até oito vezes, sem o benefício do desconto. Até a nova data de vencimento, que foi estendida para 10 de julho, os pagamentos podem ser realizados de forma conveniente pela internet, utilizando QR Code, em qualquer banco, ou por meio do código de barras, disponível em instituições como Banrisul, Caixa, Banco do Brasil, Sicoob, lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos, além do caixa da Prefeitura.

Após o vencimento, os contribuintes ainda têm a possibilidade de atualizar a guia de pagamento pelo site oficial, com a devida correção.

Segundo informações da Secretaria de Planejamento e Finanças, cerca de 11 mil carnês foram impressos para este ano, sendo entregues nas residências abrangidas pelos serviços dos Correios. Para aqueles que não receberam em casa, os carnês estão disponíveis no Setor de Arrecadação, junto ao Caixa da Prefeitura. A expectativa de arrecadação é de aproximadamente R$ 4,9 milhões, somando-se as taxas. O valor do tributo sofreu um reajuste de 4,62% em relação ao ano anterior, de acordo com o IPCA – Índice Geral de Preços - Mercado, apurado no ano passado.

CONFIRA AS NOVAS DATAS DE VENCIMENTO DO IPTU 2024

1ª parcela: 10 de julho de 2024