06 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Novos loteamentos deverão apresentar Plano de Arborização

O compromisso contínuo com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município de Vera Cruz, ganhou mais um importante capítulo com a recente Resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A nova determinação, estabelece que todos os novos loteamentos deverão apresentar projetos de arborização urbana e assegurar a sua efetiva execução.

O Prefeito Gilson Becker ressaltou a relevância dessa medida para o futuro da cidade, destacando a responsabilidade de medidas como essa para com o ambiente local e as gerações vindouras. “Ao longo deste ano, muitas medidas têm sido adotadas para que possamos construir um município que não seja apenas um lugar de crescimento econômico, mas também um ambiente saudável e sustentável. Em maio lançamos o Programa Arboriza Vera Cruz, reforçamos nossa parceria com a Concessionária de Energia RGE Sul, para intensificarmos o plantio de árvores no perímetro urbano e agora com essa nova resolução do Comdema, fortalecemos ainda mais o compromisso com a harmonia entre o desenvolvimento e a natureza.”

Os novos loteamentos deverão apresentar projetos que contemplem a diversidade de espécies vegetais, a distribuição equitativa das árvores, a escolha de espécies adequadas ao ambiente urbano e a manutenção constante das áreas verdes, em consonância com o que prevê o Programa Arboriza Vera Cruz. Essas diretrizes visam a garantir não apenas o embelezamento da cidade, mas também a melhoria da qualidade do ar, o controle da temperatura e a promoção do bem-estar dos cidadãos.

“A Resolução do Condema de Nº 04/2023 é fruto de um esforço coletivo que envolveu diversos segmentos da sociedade. A participação ativa da população, das entidades ambientais e dos profissionais da área foi essencial para a construção dessas diretrizes. Agora, temos a responsabilidade de fiscalizar e garantir a implementação adequada desses projetos, contribuindo para um ambiente urbano mais verde e equilibrado.”, ressaltou o Presidente do Condema, Ubirajara de Almeida.

Com essa legislação, Vera Cruz se destaca como um exemplo de compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. A medida adotada pelo Conselho demonstra a seriedade com que o município encara a questão ambiental, priorizando um crescimento ordenado e harmonioso, reforçando assim, o papel do município como referência em boas práticas ambientais, promovendo um futuro mais verde e saudável.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC