29 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
OBRAS, SANEAMENTO E TRÂNSITO
Limpeza do Arroio Wolfran: trabalho conjunto para prevenção de enchentes e alagamentos
Foto: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC

No compromisso contínuo com o bem-estar da comunidade e a segurança dos munícipes, as equipes das Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente uniram esforços desde o início deste mês para realizar um projeto integrado de limpeza e desassoreamento do Arroio Wolfran, no trecho do Bairro Bom Jesus.

A iniciativa busca garantir que o arroio mantenha sua capacidade de vazão adequada, prevenindo possíveis enchentes e alagamentos que podem impactar a região. As atividades incluem a remoção de galhos e sedimentos que, ao longo do tempo, se acumulam e reduzem a eficiência do fluxo de água. Ao possibilitar uma melhor circulação das águas, a ação conjunta das secretarias visa evitar represamentos e, consequentemente, minimizar os riscos associados a eventos climáticos extremos.

O Prefeito Gilson Becker destacou a importância dessa ação para a comunidade local. “O Arroio Wolfran, tem um papel crucial no sistema de drenagem da nossa cidade. Ele se estende desde o bairro Cipriano de Oliveira até o Bom Jesus, desaguando no Rio Pardinho. Realizamos limpezas periódicas, mas essa é a primeira vez que o município executa um projeto mais amplo, que vai possibilitar uma melhora significativa na capacidade de escoamento do arroio.”

Com uma extensão considerável, cortando boa parte da zona urbana do município, o Arroio Wolfran desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida dos moradores. A colaboração entre as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente reflete o compromisso da administração municipal em investir em infraestrutura e ações preventivas para proteger a população e o ambiente.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC