No mês dedicado ao combate ao abuso sexual, Vera Cruz está realizando uma série de atividades especiais para conscientizar e prevenir a violência contra crianças e adolescentes. De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas mais de 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes, sendo 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações relacionadas a violências sexuais físicas e psíquicas, como abuso, estupro e exploração sexual.
De forma preventiva, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e a Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz se uniram para criar uma programação especial. Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, está sendo realizada a confecção de cartazes e palestras junto aos educandários da rede municipal. O objetivo dessa iniciativa é fornecer prevenção, orientação e apoio aos estudantes, de forma que se sintam à vontade para expressarem suas vivências. Mais de 500 alunos receberão orientação durante a ação.
As atividades continuam ao longo do mês, junto as escolas municipais. Junto ao saguão da prefeitura, uma exposição com os trabalhos produzidos em sala de aula está sendo realizada, buscando ampliar o alcance e a conscientização sobre a importância de combater o abuso sexual e garantir a proteção das crianças e adolescentes.
A programação especial em Vera Cruz representa um importante passo na luta contra a violência sexual, trazendo à tona a necessidade de proteger os direitos das crianças e adolescentes e criar uma sociedade mais segura e acolhedora para todos.
Fonte: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC