A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul entregou na manhã desta segunda-feira (7), em Porto Alegre, o Prêmio Salvador Celia 2022. Na 12ª edição, um projeto de Vera Cruz obteve o 1º lugar na categoria Agente Comunitário de Saúde Macrorregião de Saúde Vales e, dentre as Macrorregiões, também foi eleito o melhor do Estado na categoria Agente Comunitário de Saúde. O gibi inscrito no prêmio é desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família – ESF de Vila Progresso e já tem oito edições.
A revista em quadrinhos, elaborada pelo agente Jackson Igor Winck Ferreira, com o auxílio das agentes Helena Carvalho e Ivonete Adriana de Moura, trata de temas relacionados a educação em saúde, por meio dos personagens Tati e Dudu, e foi trabalhada em sala de aula com crianças e adolescentes de escolas da localidade. Conforme o Agente Comunitário premiado a repercussão tem sido muito positiva, inclusive entre os pais dos estudantes.
“Como eu nasci com o dom do desenho, ser reconhecido por esse dom natural é muito gratificante. Mas, mais gratificante ainda é deixar um legado para a comunidade em que eu estou inserido. As crianças da atualidade precisam ter o hábito da leitura. E em tempos digitais, este é um grande desafio, no qual nos é colocado através deste trabalho, que conquistou não somente as crianças como os adolescentes e adultos”, ressalta Jackson.
A entrega da premiação ocorreu durante a 20ª Semana Estadual do Bebê, em cerimônia na Casa da Ospa, na Capital do Estado, que contou com a presença da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bermann, bem como do Prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, profissionais que atuam na unidade e envolvidos no projeto inscrito. O prêmio tem como objetivo o justo reconhecimento público do trabalho realizado por visitadores do Primeira Infância Melhor, Programa Criança Feliz e agentes comunitários de saúde das equipes de Atenção Primária a Saúde.
Para a Secretária de Saúde de Vera Cruz, Clair Tornquist, é de suma importância estimular e potencializar as habilidades dos servidores da saúde no sentido de unir o trabalho inerente as atribuições com aptidões e interesses pessoais. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês, crianças e famílias.
Autor: Josiléri Linke Cidade