04 NOV 2021
Indicadores de saúde de Vera Cruz são destaque no Vale do Rio Pardo
Vera Cruz obteve a maior nota entre os municípios do Vale do Rio Pardo em avaliação recente da Secretaria Estadual de Saúde e da 13ª Coordenadoria Regional. O município alcançou 7,95 pontos no Indicador Sintético Final – ISF, o melhor índice de todas as equipes de saúde das cidades da região. O índice é medido a cada quatro meses, com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes.

Conforme a Secretária de Saúde de Vera Cruz, Clair Tornquist, atualmente os recursos financeiros do Governo Federal são repassados com base no ISF. “Este novo modelo de repasse de verbas para serviços a partir do desempenho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária é chamado Previne Brasil. Uma boa nota é garantia da transferência mensal de recursos”, comemora a titular da pasta.

Ainda de acordo com a secretária, para a definição do valor a ser transferido, são considerados os resultados alcançados em sete itens que indicam o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados, viabilizando assim, a implementação de medidas para aprimoramento das ações. “Esse resultado é fruto do trabalho de todos. A saúde de Vera Cruz está evoluindo a cada dia, mas ainda há muito para ser feito. Nosso foco, enquanto Gestão, é melhorar a qualidade do serviço público”, finaliza.

INDICADORES AVALIADOS
1- Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação.
2- Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
3- Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
4- Cobertura de exame citopatológico - pré-câncer.
5- Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente.
6- Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.
7- Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada anual.

Autor: Josiléri Linke Cidade