29 JUN 2021
CAPSij completa três anos
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Microrregional de Vera Cruz – CAPSij está de aniversário. O serviço foi habilitado em 3 de julho de 2018, após a publicação da Portaria nº 1.935, de 28 de junho daquele ano. Para celebrar os três anos de atividades, a equipe preparou atividades especiais para os usuários nesta semana.

Conforme a coordenadora do serviço, enfermeira Francielle Fuzer, o CAPSij é um serviço de porta aberta, onde são realizados atendimentos psicossociais para crianças e adolescentes, menores de idade, com transtornos mentais graves e persistentes e aos que fazem uso de álcool e outras drogas. Em casos específicos de fonoaudiologia, pessoas com mais de 18 anos também recebem atendimento no local.

Os encaminhamentos emergem da atenção básica, demanda espontânea e/ou outros serviços especializados de Vera Cruz ou dos municípios de referência (Vale do Sol, Gramado Xavier, Sinimbu e Herveiras). O CAPSij ainda presta apoio matricial a atenção básica e articulações de rede com a Rede de atenção psicossocial (RAPS), Secretaria Municipal de educação (SMED) e escolas estaduais no município.

Atualmente o CAPSij conta com uma equipe composta por três psicólogos (120h), duas estagiárias CIEE (60h), uma neuropsicopedagoga (40h), uma fonoaudióloga (40h), uma enfermeira (40h), uma técnica de enfermagem (40h), uma auxiliar de serviços gerais (40h), dois médicos psiquiatras (20h), um oficineiro (20h), uma assistente social (10h), uma nutricionista (10h) e uma psicomotricista (10h).

A assistência prestada ao paciente no CAPSijI inclui diversas atividades, sendo as principais as de atendimento individual, atendimento em grupos, atendimento em oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento à família e atividades comunitárias enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social.

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o processo de atendimento local foi reestruturado a fim de promover a biossegurança aos pacientes e a equipe, logo, ampliamos os atendimentos individuais e visitas domiciliares da caravana do afeto do CAPSij. Os grupos de Meditação para Crianças, Jardinagem e Horta, Expressão Artística, Produção Literária Falando (In)Verso e grupo Aprender & Brincar é Bacana estão sendo retomados paulatinamente respeitando todos os cuidados.

Anualmente, o serviço promove atividades com a população frequentante sobre o Janeiro Branco com o objetivo de discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções; ações de saúde mental com alusão ao mês de setembro, sensibilizando e conscientizando a população sobre valorização da vida; ações em outubro, na primeira semana do mês, contemplando o dia da criança e o Dia Internacional da Saúde Mental e ações de Natal, com biscoitos natalinos, piquenique social e fortificação de vínculos familiares.

Autor: Josiléri Linke Cidade