Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
13 MAI 2021
Município orienta contratação de microcrédito com abatimento nos juros

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está orientando empreendedores vera-cruzenses na adesão ao Programa Municipal de Microcrédito Banco do Povo. A modalidade está disponível desde a última semana quando foi assinado o Acordo de Cooperação 003/2021. Através do documento o Município oferece subsídio de 50% nos juros para empréstimos de até R$ 5 mil reais contratados com a Instituição de Crédito Solidário - Credisol.

O Programa de Microcrédito está previsto na Lei 5.198/21, de 20 de abril, aprovada pela Câmara de Vereadores, tendo em vista a necessidade de estimular a criação de canais de cooperação entre as diferentes instâncias do Governo, das instituições financeiras e da sociedade civil, de forma a viabilizar a ampliação do acesso ao microcrédito no município, especialmente nesse momento em que a pandemia trouxe prejuízos para empreendedores individuais e micro e pequenos empresários.

A Credisol é a responsável pela orientação e assessoramento na formalização das operações de microcrédito, uma vez que está habilitada no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado – PNMPO, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Pelo teto orçamentário da Lei, o auxílio tem a revisão de atender até 78 empreendedores locais.

Para poder contratar o empréstimo, o tomador do crédito deverá estar em dia com a fazenda municipal e só terá o abatimento sobre as parcelas pagas dentro da data de vencimento. Parcelas pagas após o prazo serão recolhidas com valor total, sem desconto de 50% nos juros. As regras para participação podem ser consultadas no site veracruz.rs.gov.br/bancodopovo.

Para o Prefeito Gilson Becker com essa alternativa o Município de Vera Cruz busca para minimizar os efeitos da pandemia na economia local. “As restrições impostas aos empreendedores e a população pelos protocolos de prevenção a Covid-19 provocaram retração nos rendimentos. Enquanto Poder público, temos o dever de auxiliar e incentivar aqueles que geram emprego e renda em Vera Cruz”, justifica o Chefe do Executivo.

O Secretário Rafael Moraes, responsável pela pasta do Desenvolvimento Econômico, frisa que o Programa é um passo importante para que pequenos negócios, que normalmente não têm acesso a modalidades de crédito convencionais oferecidas por instituições financeiras, tenham possibilidade de empreender nesse momento. “Vamos continuar buscando outras formas para auxiliar empresas e empreendedores”, completa o titular da pasta.

Autor: Josiléri Linke Cidade
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024