20 MAI 2021
CULTURA, TURISMO, ESPORTES, LAZER E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Aniversário vai valorizar agricultores familiares e artistas locais

Uma programação virtual e com tudo o que o vera-cruzense gosta está sendo preparada para a comemoração dos 62 anos do Município. Há duas semanas uma comissão foi formada para dar início aos preparativos e as atividades já começaram a sair do papel. Inovação e solidariedade são as palavras chaves dos festejos. Os Projetos de Lei que autorizam a realização das festividades e o aporte de recursos foram encaminhados na última semana para o Legislativo e aguardam aprovação dos vereadores.

A Semana do Município deve ter início no dia 6 de junho, domingo, quando artistas locais e outras atrações estarão em um trio elétrico, uma novidade no município, que passará por pelo menos quatro pontos do interior de Vera Cruz: Ferraz, Andréas, Linha Henrique D’Ávila e Vila Progresso. Já no dia 7, segunda, dia do aniversário de emancipação, o trio elétrico passará pelo Centro e Bairros. Em ambas as datas haverá distribuição de brindes e da programação completa.

A Secretaria de Cultura e Turismo deve abrir inscrições nos próximos dias para a participação dos artistas locais interessados, que receberão ajuda de custos. Também devem ser abertas nos próximos dias as inscrições do Concurso Fotográfico que visa ampliar o acervo de patrimônio histórico e de belezas naturais do município. O regulamento com detalhes sobre o certame está em fase final de elaboração, prevendo categorias amadora e profissional e premiação para as duas.

Durante toda a semana, um vídeo especialmente elaborado para o aniversário, será apresentado pelas escolas em sala de aula. A gravação ocorrerá de forma antecipada e terá mensagem do Chefe do Executivo, das Soberanas, Rainha Ana Caroline Thomsen e Princesas Milena Machado e Larissa Fengler, das Mais Belas Negras, Isadora dos Santos, Eveline Belo e Camily dos Santos, e do Gino Gincaneiro, mascote de Vera Cruz, além de uma apresentação teatral para os estudantes.

Amantes do cicloturismo e do pedal também foram lembrados na programação. Mais uma novidade nos festejos, a ideia é premiar a participação de duplas que completarem o percurso de 62 quilômetros, lembrando a idade do município. A rota poderá ser dividida entre os dois integrantes, que deverão comprovar o trajeto através de fotos e vídeos. O regulamento também está sendo elaborado pela comissão e pode incluir outras atividades no trecho.

Já nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorre Gincana Virtual com participação de equipes a partir de 10 pessoas. Conforme o Secretário Rafael Moraes, a gincana nesse formato será mais uma inovação para o Município. “Embora já tenham ocorrido outras gincanas virtuais, essa terá tarefas de nível médio, possibilitando que grupos de amigos, equipes das gincanas de escolas e das comunidades do interior ou mesmos as tradicionais equipes da Gincana Municipal, participem de igual para igual”, afirma.

Outra novidade carregada de solidariedade que deve ser um dos pontos altos da programação acontece no dia 12, Dia dos Namorados. A Feira da Produção Drive Thru vai auxiliar agricultores familiares e o Hospital Vera Cruz. Serão colocadas à venda cestas comemorativas de café colonial, com produtos exclusivamente de Vera Cruz, para que as famílias possam confraternizar em casa e festejar os 62 anos do Município. O valor será totalmente revertido para o Hospital.

E para fechar com chave de ouro a Semana do Município, no domingo, dia 13, a partir das 19 horas, será realizada Live de Aniversário com apresentação de bandas locais, entrevistas com autoridades, distribuição de brindes e vales de parceiros, divulgação do resultado e premiação do Concurso Fotográfico e divulgação do resultado e premiação da Gincana Virtual, além de uma atração surpresa. Em todos os eventos serão observados os protocolos de higiene e segurança para prevenção da Covid-19.

Autor: Josiléri Linke Cidade