26 FEV 2021
Vera Cruz entra em lockdown a partir das 20 horas

O Município de Vera Cruz, seguindo as orientações do Governo do Estado e da Associação dos Município do Vale do Rio Pardo - Amvarp, passa a seguir as regras da Bandeira Preta pelo Mapa do Distanciamento Controlado e entra em lockdown a partir das 20 horas desta sexta-feira (26) até às 5 horas de segunda-feira (1º). A decisão ocorreu em reunião do Comitê de Enfretamento a COVID-19, na manhã desta sexta, para debater as definições do Estado quanto a suspendeu a Cogestão nos municípios.

O Governo do Estado deve publicar hoje um novo decreto com as orientações a serem seguidas no final de semana. O mesmo deve ocorrer no Município de Vera Cruz. Pelas novas regras, ocorre suspensão de atividades gerais entre às 20h desta sexta e às 5h de segunda-feira (1º). A medida deve valer até o até o dia 7 de março.

Com isso, apenas serviços essenciais poderão funcionar com redução das equipes de acordo com a bandeira preta, sendo considerados essenciais atividades da área da saúde, essenciais à manutenção da vida, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização. Essa são as únicas atividades que podem seguir atuando com 100% das equipes.

Demais serviços essenciais atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. No caso de mercados, farmácias e postos de combustíveis, o atendimento presencial ao público deve ser restrito, de acordo com a capacidade do estabelecimento. Restaurantes, padarias e lancherias devem atuar com tele entrega ou pague e leve.

Em relação a educação, o Município de Vera Cruz decidiu pela suspensão das aulas presenciais na próxima semana, entre 1º e 5 de março, tanto na rede pública quanto na privada. Conforme a secretária Micheli Katiani Rech, também não haverá entrega de atividades pedagógicas não presenciais nas Escolas Municipais. A situação deve ser reavaliada novamente na próxima semana.

Para o Prefeito Gilson Becker o mais importante é a conscientização e a adesão da comunidade vera-cruzense. “Estamos passando por um momento crítico, com a superlotação das UTIs na região, e essa situação pode se agravar ainda mais se a população não fizer a sua parte. Somente com a união de esforços, vamos conseguir superar essa fase”, conclama o Chefe do Executivo.

FISCALIZAÇÃO – Em reunião do Comitê, realizada no começo da semana, já havia sido definida a intensificação das fiscalizações neste fim de semana no Município de Vera Cruz. A Vigilância Sanitária, a Fiscalização de Obras e Posturas e de Meio Ambiente, irão atuar em conjunto com a Brigada Militar para coibir o funcionamento de estabelecimentos não essenciais, bem como orientar os atendimentos dos estabelecimentos considerados essenciais, além de evitar e dispersar aglomerações.

LOCAIS QUE FECHAM EM BANDEIRA PRETA:

- salões de cabeleireiro e barbeiro

- serviços domésticos

- cursos de dança, música, idiomas e esportes

- academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos

- teatros, auditórios, shows, circos, cinemas e bibliotecas

- parques, praças e áreas comuns

OUTROS SERVIÇOS

- bancos e lotéricas podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários

- transporte coletivo municipal de passageiros, é permitido ocupar 50% capacidade total do veículo, com janelas abertas.

- missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações

Informações sobre outros serviços podem ser consultadas no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Autor: Josiléri Linke Cidade