01 FEV 2021
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Donada Alimentos é a segunda agroindústria com SUSAF

Registrada no Serviço de Inspeção Municipal – SIM desde 2014, a agroindústria Donada Alimentos é a segunda do Município de Vera Cruz com certificação no Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF/RS. O credenciamento ocorreu ainda no final de 2020, após solicitação ao SIM. Com o registro, a agroindústria passa a fazer a comercialização de produtos dentro de todo o território estadual. É possível, inclusive, consultar os produtos comercializados pela agroindústria no site agricultura.rs.gov.br/susaf.

Conforme a médica veterinária responsável pelo SIM, Mariana Landesvatter, o SUSAF tem por objetivo estabelecer a equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal e o Estadual, através de rigorosa avaliação de documentos pela Instância Operativa Central – IOC, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR. “Isso padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal em todos os municípios do Rio Grande do Sul, garantindo a inocuidade desses produtos e ao mesmo tempo promovendo a agricultura familiar e de pequeno porte”, esclarece.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Vera Cruz orienta as agroindústrias interessadas em ingressar no SUSAF. Uma terceira empresa familiar já está com documentação em análise. Pelas novas regras para inclusão no sistema, os interessados podem possuir área construída de até 270 metros quadrados e estarem cadastrados no Programa Estadual de Agricultura Familiar – PEAF, cujo encaminhamento é feito pela Emater/RS-Ascar, para posterior formalização no Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Conforme Leonardo Knebel, sócio gerente da Donada Alimentos, a inclusão no sistema é uma mudança significativa para a empresa. “Antes só podíamos vender para o município de Vera Cruz. Agora já estamos vendendo para mais de 15 cidades dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Com o aumento das vendas também vamos gerar mais vagas de trabalho”, comemora.

Autor: Josiléri Linke Cidade