03 DEZ 2020
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Placas fotovoltaicas vão gerar economia de 25% com energia

A partir do dia 15 de dezembro, 27 prédios que pertencem ao Município de Vera Cruz passam a receber placas de energia solar fotovoltaica. São pontos de alto consumo de energia elétrica, entre secretarias, escolas, parque de máquinas, captação e tratamento de água, além de outros imóveis públicos que receberão o investimento de R$ 2.067.000,00.

A HCC Projetos Elétricos Ltda, da cidade de Ibirubá, é a empresa vencedora da licitação e responsável pela execução do projeto. Pelo processo licitatório, R$ 1.653.600,00 é referente a materiais e R$ 413.400,00 de mão de obra. O valor está dentro do financiamento de R$ 8 milhões, captado junto à Caixa, com aprovação da Câmara de Vereadores, e que também é utilizado para calçamento de mais de 8 quilômetros de ruas e renovação da frota de veículos da municipalidade.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, o investimento em energia solar será compensado dentro de até cinco anos. “O retorno deve iniciar imediatamente, levando de três a cinco anos para zerar o investimento. E essa economia gerada na conta de luz já deve ajudar a pagar o restante do empréstimo”, explica Santos.

Atualmente, o gasto da prefeitura com energia é de aproximadamente R$ 230 mil mensais. Com a instalação das placas, haverá uma redução de cerca de R$ 60 mil por mês. Essa economia corresponde a 25% do valor gasto. A tecnologia solar fotovoltaica é uma fonte renovável, limpa e sustentável de energia, obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade.

Fonte: Josiléri Linke Cidade