30 ABR 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Total de refeições distribuídas pelo Município chega a 1.500
Marmitas foram distribuídas em nove ocasiões a 1.500 pessoas

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz alcançou nesta quinta-feira (30) o total de 1.500 refeições distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade devido a pandemia. Em duas semanas foram realizados nove almoços em diversos pontos: Linha Henrique D’Ávila, bairro Arco-Íris, São Francisco e Boa Vista, beneficiando também bairros e localidades próximas. Em torno de 500 famílias foram beneficiadas.

Em cada um dos dias foram repassadas mais de 150 refeições preparadas por servidores municipais e voluntários com produtos da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Além disso, também foram utilizados produtos da merenda das escolas da rede municipal de ensino e alimentos adquiridos pelo Município e doados pela comunidade. O recolhimento de produtos não perecíveis continua sendo feito na guarita da prefeitura.

Conforme a coordenadora da pasta, Gabriela Ferreira, a ação de distribuição das marmitas também contou com o apoio de Agentes Comunitárias de Saúde e lideranças das localidades para levantamento das famílias beneficiadas. “Na Escola São Francisco foram quatro almoços até agora, no Juventude de Henrique D’Ávila mais três, um no Arco-Íris mais um no CRAS/Cearca, além da entrega de marmitas para moradores de Linha Tapera”, sublinha.

Nesta quinta, a elaboração das refeições no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que funciona junto ao Centro Educacional, Assistencial e Recreativo da Criança e do Adolescente – Cearca, ganhou um reforço importante. A preparação do almoço para 176 pessoas teve a participação de uma chefe de cozinha que atua na Europa e está no Brasil desde dezembro do ano passado. Natural de Santa Cruz do Sul, Juliana Kipper trabalha em Dublin, capital da na Irlanda, há seis anos e encontrou na ação do Município de Vera Cruz uma forma de ajudar aqueles que estão passando por dificuldades no momento.

Já em Henrique D’Ávila, também nesta quinta-feira, as agentes comunitárias de saúde Vaneila Helfer, Silvana Santos e Roberta Wink e o Grupo Amigas do Bem organizaram o terceiro almoço. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas com as refeições preparadas e distribuídas no Centro Cultural e Esportivo Juventude. Paralelo às entregas ainda foi realizada distribuição de agasalhos tendo em vista a previsão de queda nas temperaturas. Também houve distribuição de marmitas nesta quinta na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco.

Fonte: Josiléri Linke Cidade