28 ABR 2020
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
IPTU 2020 tem novas datas de vencimento

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2020 foi prorrogado por sessenta dias. A medida foi tomada em razão da pandemia que atinge o país e impediu muitos trabalhadores de seguirem com suas atividades normais devido a necessidade de isolamento social. Com isso, o imposto teve o vencimento postergado para julho, conforme decreto nº 6.390, de 14 de abril de 2020.

Os carnês para quitação do IPTU foram impressos antes da situação de calamidade, com a data tradicional de vencimento em maio, mas seguem valendo para o pagamento a partir de julho. As guias foram entregues pelos Correios no endereço cadastrado pelos proprietários de imóveis na Prefeitura. Aqueles que não tiveram o carnê entregue pelos carteiros ou que residem em pontos em que não há cobertura para o serviço devem procurar o Setor de Arrecadação.

Quem preferir quitar o IPTU em cota única, com desconto de 6%, deverá pagar o imposto até o dia 10 de julho. A mesma data vale para o vencimento da primeira parcela, para contribuintes que optarem pelo pagamento em até oito vezes. O carnê pode ser utilizado em qualquer autoatendimento das agências do Banrisul, Caixa Federal, Banco do Brasil, lotéricas ou correspondentes bancários, pelos caixas eletrônicos ou na internet e no caixa da Prefeitura, até a nova data de vencimento. Após a nova data de vencimento, o pagamento só pode ser feito no caixa da Prefeitura.

De acordo com o Secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, neste ano foram impressos 9.647 carnês, com previsão de arrecadação na ordem de R$ 2.765.919,05, mais as taxas. O valor do tributo teve reajuste de 7,31% sobre o valor cobrado em 2019, baseado no IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado apurado no ano passado.

CONFIRA AS NOVAS DATAS DE VENCIMENTO DO IPTU 2020

1ª parcela: passa de 11 de maio para 10 de julho de 2020