15 JAN 2020
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Reajuste do funcionalismo será de 7,31% em 2020

A Câmara de Vereadores de Vera Cruz aprovou na última segunda-feira (13) o reajuste proposto pelo Executivo para o funcionalismo municipal. Enquanto a maioria das prefeituras estão reajustando os salários por índices que tiveram acumulados menores, no Município de Vera Cruz os servidores terão os salários reajustados pelo Índice Geral de Preços – Mercado. O IGP-M fechou 2019 em 7,31%.

Como já ocorreu no ano passado, em razão da crise econômica, a administração novamente irá dividir o aumento em duas etapas. Em janeiro, os servidores terão 3% de reajuste nos vencimentos, e em abril, serão acrescidos os outros 4,31%. Já o vale-alimentação, que no ano passado não teve reajuste, neste ano passa dos atuais R$ 322,50 para R$ 350,00, a partir de abril, um aumento de 8,53%.

Para o prefeito Guido Hoff o pagamento dos servidores em dia é prioridade. "Temos que trabalhar dentro daquilo que o orçamento nos permite. Não podemos dar o passo maior do que é possível no reajuste, mas mantemos a valorização do servidor através do pagamento em dia do funcionalismo”, argumenta o chefe do Executivo.

Conforme o secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, a folha de pagamento respeita o limite estabelecido pelo Tribunal de Contas. A receita corrente líquida do Município hoje está em R$ 67,8 milhões, sendo 48,7% desse valor comprometidos com o pagamento do funcionalismo. “A previsão é de fechar a receita de 2020 em R$ 70,7 milhões. Entretanto, cada 1% de reajuste na folha representa R$ 330 mil no ano e nosso limite com folha não pode passar de 51,3%”, complementa o líder da pasta.

Fonte: Josiléri Linke Cidade