Vera Cruz / RS
06 ABR 2018
OBRAS, SANEAMENTO E TRÂNSITO
Philip Morris assume produtores do Protetor das Águas

O sétimo Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores integrados do Programa Protetor das Águas de Vera Cruz foi realizado na tarde desta quinta-feira (5). O trabalho de preservação e recuperação das nascentes e margens do Arroio Andréas foi reconhecido pela Philip Morris Brasil, que assumiu o financiamento do programa neste ano. Os valores referentes à 2017 foram repassados em cerimônia, no Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz.

Representantes da Philip Morris, da Universidade de Santa Cruz do Sul, da Agência Nacional de Águas, do Comitê Pardo, do SindiTabaco, da Afubra, da Emater e do Município de Vera Cruz participaram da solenidade que beneficia 63 produtores. Eles preservam 68 propriedades que totalizam 103 fontes em 144,48 hectares protegidos. Cada produtor recebe anualmente R$ 325,00 por hectare preservado e a isenção da tarifa de água, além de R$ 200,00 na adesão ao Programa.

Conforme o Secretário de Obras, Saneamento e Trânsito e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e ainda coordenador do programa, Gilson Becker, entre as vantagens estão a preservação da biodiversidade, o aumento da vazão média do manancial, a melhoria da qualidade da água (com monitoramento biológico e físico-químico) e a economia de 60% produtos para o tratamento da água que chega às casas dos vera-cruzenses.

O Programa e está assegurado pela Lei Municipal 4.264/2015, que instituiu a Política Pública, o Programa Municipal e o Fundo Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa surgiu em 2011 com o intuito de melhorar a sub-bacia hidrográfica do Arroio Andréas, degradada pelo uso desmedido do solo. A compensação financeira aos produtores rurais por deixar de utilizar a área para produção é calculada pela renda média do município por hectare para cada uma das culturas usuais (tabaco, milho e arroz).

VERBA – A Caixa recentemente aprovou projeto encaminhado e liberou recursos do convênio firmado entre o Município e a Agência Nacional de Águas (ANA). O projeto de Conservação de Solos totaliza um montante de R$ 667.425,00. A União repassou R$ 654.076,50 e a prefeitura deu contrapartida de 2% desse valor, R$ 13.348,50. Com os recursos serão realizadas ações de plantio direto, educação ambiental para os produtores, capacitação para operadores de máquinas e para a equipe técnica, melhorias nas estradas rurais e adequação de taludes no Arroio Andréas.

QUEM SÃO OS PRODUTORES – Avelino Finkler, Alino Armin Lenz, Alberto João Pritsch, Albino Niedermeyer, André Pedro Sehnem, Anselmo Eifert, Arcelio Hildebrandt, Astor Hirsch, Beno Elvino Leindecker, Cirio Carlos Schneider, Claudenir Kuhn, Claudio Bugs, Delmar Jost, Doríbio Grünevald,  Elpidio Lenz, Elisabete Beatriz Bartz, Eno Wegner, Erno João Kuhn, Eugênio Martinazzo, Fabiano Luiz dos Santos, Geraldo Finkler, Glaci Claudete Hildebrandt, Helgo Wiesner, Harri Astor Bolduan, Hélio Garske, Ilgo Clauderio Bartz, Irineu Darci Lenz, Irio Eneo Braun, Jacinta Magdalena Kurtz, Jurema Witt, João Carlos Back, Jorge Olaire Ferreira, Lorenz Nasario Wendland, Marcio Hildebrandt, Márcio Rossato, Marcos Koehler, Mariane Hildebrandt, Mario Kist, Mercedes Nicknig, Milton Eldor Wiesner, Milton Aloísio Konzen, Narciso Naue, Nilo Bencke, Osvaldo Oldenburg, Paulo Miguel Mueller, Regis Norberto Seidler, Rene Alberto Neumann, Marlei Rathke, Rodrigo Keller, Rosália Hildebrandt, Rui Marcos Jost, Sardi Emampino Schuch, Sergio Luiz Pauli, Sigfrid Rauber, Silone Teresinha Back, Silvia Teresinha Rauber, Alcides Lothario Dittberner, Tadeu Telmo Overbeck, Telmo Kahmann, Vilson Josafa Rutsatz, Wilson Moeller, Valíria Simone Hesper e Vitor Lenz.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024