19 OUT 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
X FESTIVAL CANTA VERA CRUZ
REGULAMENTO

O X Festival Canta Vera Cruz acontecerá dia 27 de novembro de 2015, no Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz e seu início será às 19h.

1. PARTICIPAÇÃO

O Festival Canta Vera Cruz é dirigido a cantores amadores e profissionais do município de Vera Cruz e região.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do dia 13 de outubro a 16 de novembro de 2015, sendo que as inscrições são gratuitas, podendo ser prorrogadas por mais uma semana.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar e entregar uma cópia da música que irá cantar, com sua respectiva letra, destacando que a partir de 2015 os candidatos deverão utilizar playback, com exceção das Bandas que farão o próprio acompanhamento.

Os candidatos poderão fazer um ensaio no dia do Festival, 27 de novembro, no Clube Vera Cruz.

Obs: Candidatos inscritos poderão ficar fora de futuras inscrições caso não compareçam na noite do Festival. Futuras inscrições dependerão de justificativas devidamente comprovadas.

3. CATEGORIAS

Os candidatos interessados inscrever-se-ão em uma das categorias:

1) Juvenil (10 até 17 anos);

2)Adulto (acima dos 18 anos) nas seguintes modalidades:

a) Intérprete

b) Banda

c) Gospel

3) Profissional (exclusiva para vocal solo ou dupla))

4) *Destaque (desde 2014 também é premiada a apresentação instrumental DESTAQUE)

*O Canta Vera Cruz incorporou, desde 2014, a categoria Profissional tendo em vista atender uma demanda surgida a partir da grande trajetória do Festival.

4. MÚSICAS

Cada cantor/cantora ou banda poderá apresentar apenas uma música.

A música do Festival deverá ser conhecida do público, ou seja, deverá ter sido gravada/interpretada por cantor/cantora ou banda nacional ou internacional.

Os gêneros musicais a serem interpretados nas categorias Juvenil e Profissional são livres e na categoria Adulto deve seguir a modalidade de inscrição.

Cada música poderá ser interpretada/cantada por um cantor, mas poderá ter acompanhamento vocal de até três pessoas(estas não poderão participar de outra apresentação).

Cada cantor/cantora, ou banda interpretará uma música diferente, ou seja, a mesma música não poderá ser interpretada duas vezes, o critério de escolha será pela ordem de inscrição.

5. SONORIZAÇÃO

Assim como em edições anteriores, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo colocará à disposição de todos os candidatos, sonorização que possibilite a conexão de instrumento próprio, bem como para a execução do playback. No uso de playback, em hipótese alguma poderá figurar outra gravação que não instrumental, ou seja, vozes de cantores, cantor, etc. No caso deste item ser infringido, a apresentação será desqualificada.

No caso das apresentações das Bandas, será exigido que a mudança de instrumentos, troca de palco, ocorra em 5 minutos com limite máximo de 8 minutos.

6. PONTUAÇÃO E QUESITOS A SEREM AVALIADOS

A comissão julgadora será formada por profissionais da área da música e analisará os seguintes quesitos, valendo cada um de 5 a 10 pontos:

Afinação; Interpretação; Ritmo; Repertório.

Para a categoria Bandas, será acrescido o quesito Harmonia.

7. ORDEM DAS APRESENTAÇÕES

As apresentações acontecerão na seguinte ordem: Juvenil, Adulto Intérprete, Adulto Gospel e Adulto Banda.

A categoria Profissional encerra a noite de apresentações.

Em cada categoria, apresentar-se-ão os candidatos por ordem alfabética.

8. PREMIAÇÃO

Só haverá premiação se tiver, no mínimo, 4(quatro) inscritos em cada categoria.

O melhor intérprete de cada uma das categorias receberá a importância de R$ 300,00 (trezentos reais).

O mesmo valor será destinado ao vencedor da categoria Bandas.

Na categoria Profissional, haverá a premiação do 1º lugar no valor de R$300,00 (trezentos reais).

Em caso de empate, a premiação será dividida entre os dois (duas) cantores (cantoras) ou bandas que atingirem a mesma pontuação.

Na noite do evento, os vencedores deverão informar nome, endereço e nº dos documentos para encaminhar o pagamento que será realizado na Prefeitura Municipal em, no máximo, 15 dias.

Haverá entrega de troféus para os três primeiros lugares em todas as categorias.

Como Destaque, será premiado um instrumentista, que receberá troféu.

9. NÃO PODERÃO CONCORRER A PREMIAÇÃO

Os participantes da oitava e nona edições do Festival Canta Vera Cruz que obtiveram uma primeira colocação não poderão concorrer no Festival de 2015, naquelas categoria em que foram os vencedores. Cabe ressaltar que este critério obedecerá ao intervalo de dois anos, ou seja, o vencedor(a) de uma edição do festival poderá voltar a participar como concorrente na terceira edição seguinte à sua vitória. Este critério será usado em todas as edições do Festival.

Nada impede, contudo, que os vencedores das edições oitava e nona, venham a competir numa outra categoria distinta, desde que atendidas as condições do regulamento. É necessário observar que os vencedores nestas edições na categoria Profissional não poderão concorrer nas demais, consideradas amadoras.

Caso sejam muitos os inscritos em determinada categoria, será realizada uma pré-seleção.

10. CASOS OMISSOS

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da Comissão Organizadora do X Canta Vera Cruz, reserva-se no direito de julgar os casos não constantes deste regulamento.

11. CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO

A não concordância com qualquer um dos itens deste regulamento implicará no cancelamento da inscrição.

Vera Cruz, 13 de outubro de 2015.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO X CANTA VERA CRUZ