07 ABR 2015
Cultura da paz será debate em Seminário de Ensino Religioso

Renovar a fé, o amor e a paz para construir uma nova sociedade. Esta será uma das abordagens do 21° Seminário Intermunicipal de Ensino Religioso, realização dos municípios de Vera Cruz, Candelária e Vale do Sol, através das Secretarias Municipais de Educação. Este ano o município vera-cruzense foi escolhido para sediar o evento que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 10, às dependências da Comunidade Católica.

O objetivo principal do Seminário é promover a cultura da paz, amor e fé, além o desenvolvimento da espiritualidade nos alunos através da educação em sala de aula. A abordagem proposta pelos palestrantes será desenvolver um ensino inter-religioso, que é livre de denominação ou religião e reconstruir uma nova sociedade a partir de princípios cristãos. O evento é voltado para professores de educação infantil, auxiliares de educação, professores de anos iniciais e finais que trabalham com a disciplina de ensino religioso.

O evento iniciará a partir das 8h30 com abertura do seminário e momento cultural. Das 9 às 11h30 acontecerá a palestra que será esplanada por Adroaldo Lamaison com o tema Renovar a fé, o amor e a paz para construir uma nova sociedade. O seminário se estenderá até a tarde, e a partir das 13h30 uma nova palestra será ministrada por Cássio Filter com a abordagem de reflexões sobre a filosofia e o cotidiano, com o tema Comunico, Logo Existo.

Para a secretária municipal de Educação, Cristina Rabuske, o trabalho do educador é apontar o caminho e ir junto. “O ensino religioso deve ser visto como um instrumento na formação integral do aluno. É papel da escola dar a chance para o desenvolvimento desses valores nas crianças”, enfatiza. O encerramento da atividade será às 14h45 com a encenação do teatro Rádio Fascinação, do Espaço Camarim de Santa Cruz do Sul. A Prefeita Rosane Petry comenta que o Seminário Intermunicipal de Ensino Religioso é uma oportunidade da construção coletiva de ações que qualificam o trabalho docente, além de oportunizar os valores e as virtudes cristãs aos estudantes.