13 ABR 2015
Cultura realiza Semana da Diversidade

Projeto visa promover a leitura, diversidade humana e cultural. Atividades acontecem até sexta-feira, dia 17

Iniciou nesta segunda-feira, dia 13 e segue até a próxima sexta-feira, dia 17, a Semana Cultural de Promoção ao Diversidade, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz. Durante esse período, haverá uma vasta e rica programação cultural voltada à promoção do livro, da leitura e da diversidade humana e cultural. A ação tem como foco principal a contação de histórias, teatro de fantoches, cinema, dança, música e diversidade com a cultura indígena.

Na manhã desta segunda-feira (13), aconteceu o Sarau Poético, com intervenções da coordenadora de Cultura, Marli Silveira e do músico e professor Roberto Polhmann. A ação de cunho educativo no combate ao preconceito, aconteceu no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) com interação de poesia e canto. Nesta terça-feira, dia 14, acontece na Biblioteca Pública Alberto Pasquilini o teatro de fantoches Parado, seu sujeira, por Carolina Almeida. A atividade acorrerá pela manhã, às 9 horas e à tarde, às 14 horas para alunos até o 5° ano. O evento é o primeiro das ações comemorativas ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Na quarta-feira, dia 15, haverá contação de histórias com Mariana Ullrich Rusch, no auditório da Secretaria. Poderão participar alunos até o 5° ano, nos horários das 9 e 14 horas. Já na quinta-feira, dia 16, a atividade é voltada para alunos do 9º ano e Ensino Médio. Será exibido o documentário Nhandé va’e kue meme’i – Os seres da mata e sua vida como pessoas, na sala de Cinema da Cultura, em duas sessões, às 9 e as 14 horas. Para estes dias 14, 15 e 16, as escolas interessadas deverão efetuar inscrições na coordenação da Secretaria ou pelo telefone 3718-1826.

O encerramento da Semana Cultura da Diversidade será no salão da Escola Municipal Elemar Kroth com o dia da diversidade indígena com a comunidade Guarani de Estrela Velha e Salto do Jacuí. Haverá apresentações artísticas, coral, danças culturais e artesanato. A atividade será aberta para todos os alunos e acontecerá às 9 e às 14 horas. A fim de contribuir com a comunidade indígena, os participantes do evento deverão levar alimentos não perecíveis.