01 SET 2015
Semana da Pátria abre em Vera Cruz

Alunos do município demonstram o patriotismo com apresentações culturais que evocam a relevância da data

Na manhã desta segunda-feira, dia 1º, a Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz deu início as ações da Semana da Pátria 2015. O ato foi realizado na Praça José Bonifácio e reuniu autoridades, militares e estudantes. A condução do Fogo Simbólico foi feita pelo Corpo de Bombeiros e pela Brigada Militar, juntamente com os alunos da escola José Bonifácio que realizaram o acendimento da pira. As bandeiras foram hasteadas pela prefeita Rosane Petry (PP), pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Paulo Guasso e pela representante da Brigada Militar, Silvana Pacheco.

O momento cívico teve apresentações musicais do Instituto Sinodal Imigrante, com a apresentação da canção Pra não Dizer que não Falei de Flores. A Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente representou na canção Cuida de Mim, enquanto os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Kroth emocionaram com a canção Vamos Construir. O colégio José Bonifácio, da região norte do interior, apresentou de forma literária, o amor pela pátria, mencionando a segurança, saúde, cultura e educação, fatores necessários para a construção de um país melhor.

Para a secretária municipal de Educação, Cristina Rabuske, o momento de civismo concede aos educadores e aos estudantes a total liberdade de invento, de criação e de expressão. “A data serve para resgatar passagens da história e refletirmos para qual rumo queremos conduzir o Brasil”, enfatizou. Em seu pronunciamento, a líder do Executivo endossou a participação da juventude neste processo de democracia e de evolução ao passo que o sistema de ensino se materializa como o reflexo da esperança e do futuro.

As programações seguem durante toda a semana com hasteamento das bandeiras às 9 horas e arriamento às 16 horas. O desfile Cívico acontece no domingo, dia 6, às 9 horas, ao longo da Rua Claudio Manoel, no Centro. O 7º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) será responsável pelo ritmo e pela harmonia do desfile. Somando às atividades em comemoração aos 150 de Fundação de Vila Teresa, o desfile recordará o processo evolutivo das conquistas do município.