09 NOV 2015
ESF aguarda recurso federal para inauguração

Pagamento de R$ 81,6 mil ainda não foi efetuado por insuficiência financeira por parte da União

A Prefeita Municipal de Vera Cruz, Rosane Petry (PP), viajou na última terça-feira, dia 3, a Brasília a fim de acompanhar pleitos e buscar recursos para obras em andamento. Este ó caso da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso, interior de Vera Cruz. Para a inauguração, o município aguarda o limite financeiro do Ministério da Saúde no valor de R$ 81,6 mil referentes à última parcela do investimento de R$ 408 mil da União, e conforme explica a líder do Executivo, houve um parecer favorável por parte do Ministério da Saúde para pagamento, entretanto, ainda não foi efetuado devido a insuficiência financeira.

O espaço apresenta 29 cômodos na estrutura de alvenaria e possui seis banheiros, sendo dois para portadores de necessidades especiais, recepção, sala de estoque para medicamentos e consultórios médicos e odontológicos. O ESF contempla área interna e externa para atividades de grupo, sala de vacinas, de observação, recinto administrativo e copa. A equipe será composta por nove profissionais, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de dentista e auxiliar odontológico. Mais seis agentes de saúde e um auxiliar administrativo estarão entre os colaboradores.

Na oportunidade a prefeita foi até a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em busca de recursos para a gestão de resíduos sólidos no município. “Já possuímos Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Associação de Catadores e disponibilizamos de uma área de dois hectares para próximos investimentos junto à Funasa. Diante disso, estamos confiantes quanto à conquista de mais esse recurso”, declarou.

Além disso, Rosane esteve nos Ministérios de Cultura e de Turismo, a fim de viabilizar recursos para a Gincana Municipal. Como argumentação, Rosane utilizou o vídeo que apresenta o Desfile da Gincana 2015, gravado especialmente para essa finalidade. A líder de Governo ainda pôde agradecer ao Deputado Alceu Moreira (PMDB), pela vinda da emenda de R$ 176 mil para o Hospital Vera Cruz.