17 FEV 2017
Prefeitura alerta contribuintes para tentativa de golpe

Um comerciante vera-cruzense recebeu nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, e-mail de um golpista que tenta se passar por servidor do Município de Vera Cruz. A mensagem traz anexo um boleto para pagamento de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF para emissão da Certidão Negativa de Débitos – CND. No entanto, o município não gera documentos de competência da União e, por sorte, o contribuinte percebeu essa inconformidade.

“O golpe é bastante grosseiro, tendo em vista que anexo ao e-mail existe um boleto de DARF para pagamento. Como DARFs não são emitidas pelo município, fica o alerta”, diz o comerciante no encaminhamento do e-mail à prefeitura. A mensagem foi enviada em nome de Fernando Coutinho, suposto auxiliar de contabilidade. O município não tem servidor com o nome descrito no e-mail, cujo endereço é [email protected]. Outro indicativo de fraude é que o e-mail foi encaminhado fora do horário de expediente da prefeitura.

O secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, alerta que a prefeitura não envia e-mails com documentos para pagamento. Além disso, todos os correios eletrônicos vinculados a administração levam o nome do setor, por exemplo, financas@, contabilidade@ ou imprensa@. A terminação dos endereços também tem domínios específicos, veracruz-rs.gov.br ou veracruz-rs.com. O município vai registrar o caso na Delegacia de Polícia ainda hoje.

Infelizmente, esse não é o único caso. Em uma consulta simples na internet é possível constatar que estelionatários agem dessa maneira há algum tempo e em todo o país. O mesmo ocorreu na Prefeitura de Votuporanga, em São Paulo. Outras empresas citam ter recebido o mesmo e-mail com outros nomes falsos e de diferentes endereços. A agência e a conta bancária descritas no boleto estão envolvidas em outros golpes.

Analisando os boletos enviados nas mensagens também é possível identificar a fraude. O brasão da República Federativa do Brasil está desconfigurado e a versão do programa gerador da DARF está desatualizada. A Prefeitura de Vera Cruz solicita que os contribuintes que receberem esses e-mails, informem o município pelo telefone 3718-1222.