31 AGO 2017
Lançada programação dos Festejos Farroupilhas

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Vera Cruz lança o cronograma de atividades dos Festejos Farroupilhas 2017. A programação foi apresentada na noite desta quarta-feira (30), na Câmara de Vereadores, durante palestra do jornalista Rogério Bastos, que abordou a temática deste ano, Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história, com estudantes e a comunidade. O Município abre a programação no dia 13 de setembro, às 14 horas, na Praça José Bonifácio.

A abertura oficial acontece com a chegada das cavalgadas que trazem centelhas da Chama Criou para Vera Cruz. Os eventos, que neste ano tem como temática encerram no feriado do dia 20. A Cavalgada Municipal da Integração parte no dia 7 rumo à Dom Feliciano e a Cavalgada do PTG Orelhanos do Rio Grande sai no dia 10 em busca da centelha em Pantano Grande. Com a chegada dos dois grupos ocorre a fusão do fogo e o início dos festejos.

Durante toda a programação (confira abaixo), entidades tradicionalistas preparam almoços e jantares na estrutura do CTG Candeeiro da Amizade. A vida do gaúcho também vai ser resgatada nas escolas do Município. Estão programadas apresentações de dança e contação de histórias nos estabelecimentos de ensino. Os Festejos deste ano têm como patrono o tradicionalista vera-cruzense Danilo Pilz, também lembrado durante o lançamento da programação pelo importante trabalho acerca das entidades e da cultura do Rio Grande.

“A cultura gaúcha está presente em muito do nosso dia a dia. Desde o chimarrão até o churrasco. O gaúcho é exemplo de essência e de garra. A revolução nos faz pensar na luta diária que travamos para fazer o melhor, seja no Executivo, no Legislativo ou na nossa casa. Poder resgatar a história e os costumes nos dá um baita orgulho”, exalta o vice-prefeito Alcindo Iser, que participou do lançamento, enquanto o prefeito Guido Hoff, cumpria agenda com os prefeitos do Estado na 40ª Expointer, em Esteio.

PROGRAMAÇÃO FESTEJOS FARROUPILHAS VERA CRUZ 2017
*almoços e jantares ocorrerão na estrutura do CTG Candeeiro da Amizade, na Rua Cândido de Medeiros, bairro Araçá

Dia 13 – quarta-feira
11h45: Almoço (galeto, R$ 15,00)
14h30: CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA, com a chegada e unificação da Chama Crioula, na Praça José Bonifácio.
20h: Jantar a cargo do PTG Querência Amada (galinhada, R$ 15,00)

Dia 14 – quinta-feira
11h45: Almoço (vaca atolada, R$ 15,00)
20h: Jantar a cargo do PTG Capão do Cedro (costelão, R$ 25,00). Apresentação de invernadas artísticas do município de Herveiras

Dia 15 – sexta-feira
11h45: Almoço (comida campeira, R$ 15,00)
19h: Missa Crioula seguida de jantar a CTG Candeeiro da Amizade (galinhada, R$ 10,00). Tertúlia livre com apresentações

Dia 16 – sábado
11h45: Almoço (churrasco de ovelha, R$ 25,00)
20h: Jantar Baile a cargo do CTG Candeeiro da Amizade (churrasco e comida campeira, R$ 25,00)

Dia 17 – domingo
11h45: Almoço a cargo do CTG Herança Farroupilha e Grupo Escoteiro (galeto, linguiça e saladas, R$18,00 adulto e R$ 13,00 infantil)

Dia 18 – segunda-feira
Integração com alunos do Município
20h: Jantar a cargo do CTG Candeeiro da Amizade (estilo campeiro, R$ 15,00)

Dia 19 – terça-feira
Oficinas educativas com escolas municipais.
20h30: Jantar Baile a cargo da Associação Tradicionalista Vera-cruzense – ATV (R$ 20,00). Animação: Conjunto Estilo Serrano

Dia 20 – quarta-feira
14h: Desfile, ao longo da Rua Claudio Manoel, seguido de exposições e shows na Praça José Bonifácio

Fonte: Núcleo de Comunicação Social