História

A colonização de Vera Cruz foi autorizada pelo presidente da Província, João Lins Vieira Cansação de Sinimbu e iniciada em 11 de outubro de 1854 no lugar próximo a várzea do Quilombo (hoje Linha Dona Josefa) com a colação de quatro famílias e quatro solteiros. As colônias situadas na várzea esse arroio (onde já existiam duas roças velhas) foram medidas pelo diretor da Colônia de Santa Cruz do Sul, João Martinho Buff. O primeiro nome de Vera Cruz foi Faxinal de Dona Josefa, Lei n° 377, de 20 de novembro de 1857. Em 1858 explorado e aberto um caminho que ia de Santa Cruz à Vila Teresa, para esta tarefa foi encarregado o filho de Antônio Prudente de Fontoura.

O povoado de Vila Teresa, hoje cidade de Vera Cruz, foi criado no ano de 1858 e demarcado os seus nove primeiros quarteirões em 1866 (cada quadra com 132 m). Em 02 de janeiro de 1867, por despacho do presidente da Província, foram concedidos os primeiros terrenos, os de n° 06 e 07 da quadra "A", aos preços de Cr$ 45,00 e Cr$ 54, 00, respectivamente. Pela Lei Provinçal nº 1.814 de 08 de junho de 1889 foi criada a freguesia de Vera Cruz. Pela mesma Lei, foi criado o segundo distrito, ficando com as mesmas divisas estabelecidas para a Freguesia, ficando confirmado o ato em 31 de agosto de 1890.

A eleição dos primeiros mandatários ocorreu no dia 24 de maio de 1959 e a instalação do município verificou-se a 07 de junho de 1959, tendo sido sufragados os seguintes nomes: Nestor Frederico Henn, prefeito municipal, Adolfo Werner, vice-prefeito; Gomercindo Petry de Moraes, Rudi Merten, Geroldo Franke, Ervino José Schaefer, José Augusto Klinger, Wilmuth Molz, e Lothar R. Deufel, para vereadores.

Emancipação política de Teresa verificou-se por força da Lei Estadual nº 3.697 publicado no Diário Oficial de 31 de janeiro do mesmo ano. A instalação comuna processou-se no dia 7 de junho de 1959. O Plebiscito que antecedeu à criação da comuna, realizado a 30 de novembro de 1958, apresentou o seguinte resultado: SIM - 1.198; NÃO - 424; EM BRANCO - 04 votos; NULOS - 12 votos.

Os integrantes do Poder Legislativo foram eleitos com mandato de sete meses, enquanto que os do Poder Executivo foram eleitos para o período de quatro anos e sete meses. Desde a colonização, as alterações toponímicas verificaram-se da seguinte maneira: Faxinal de Dona Josefa, Vila Teresa, Vera Cruz.

A Comissão emancipacionista integrada pelos senhores: Dr. Jacob Blész (presidente), Amo Hepp, Alvino João Schmitt, Ari Ernesto Gruendling, Ilgo Adi Henn, Norberto Otto Wild e Armindo Losekann, sendo o secretário da Comissão o Sr. Osvaldo Kurz.

FUNDAÇÃO DE VILA TERESA: O projeto de Lei 021/2003 considerou o senhor Affonso Mabilde como fundador de Vila Teresa, sendo a data de fundação o dia 29 de agosto de 1865. Em 29 de agosto de 2015 Vila Teresa celebrou seu centenário de fundação.