Telefone: (51) 3718-2042/(51) 3718-1222 Ramal 217/(51)99917-1153
Reunião: Terceira quarta-feira do mês, às 18h
Local: Sala de Reuniões dos Conselhos Municipais
Competências:
Compete ao Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência: I - Zelar pela efetiva implantação, implementação, defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência;
II - Formular diretrizes e sugerir planos, políticas e programas nos segmentos da administração local/regional para garantir os direitos e a integração da pessoa com deficiência;
III - Acompanhar o planejamento e avaliar a execução, mediante relatórios de gestão, das políticas e programas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer, política urbana e outras que objetivem a integração da pessoa com deficiência; IV - Opinar e acompanhar a elaboração de leis municipais que tratem dos direitos da pessoa com deficiência;
V - Recomendar o cumprimento e divulgar as leis ou qualquer norma legal pertinentes aos direitos das pessoas com deficiência;
VI - Propor a elaboração de estudos e pesquisas que objetivem a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência;
VIII - Propor e incentivar a realização de campanhas visando a prevenção de deficiências e a promoção dos direitos da pessoa com deficiência;
IX - Receber e encaminhar aos órgãos competentes as petições, denúncias e reclamações formuladas por qualquer pessoa ou entidade, quando ocorrer ameaça ou violação de direitos da pessoa com deficiência, assegurados nas leis e na Constituição Federal, exigindo a adoção de medidas efetivas de proteção e reparação;
X - opinar sobre as diretrizes e prioridades da Política Municipal da Pessoa Com Deficiência;
XI - exercer o controle e a fiscalização durante a execução da Política Municipal de atendimento à Pessoa com Deficiência;
XII - convocar a assembléia de escolha dos representantes das entidades não governamentais, quando ocorrer vacância no lugar de conselheiro titular e suplente, ou no final do mandato, dirigindo os trabalhos eleitorais;
XIII - solicitar ao Prefeito a indicação dos membros, titular e suplente, em caso de vacância ou término de mandato de representantes governamentais;
XIV - contribuir na elaboração e aprovação do orçamento municipal, no que diz respeito à consecução dos objetivos da Política Municipal da Pessoa Com Deficiência;
XV - opinar sobre a destinação de recursos públicos e aprovação de projetos de adaptação de espaços e transportes públicos;
XVI - contribuir com a programação cultural, esportiva e de lazer, voltados para as pessoas com Deficiência;
XVII - cadastrar entidades de atendimento e defesa de direitos das pessoas com Deficiência;
XVIII - eleger o Presidente, Vice-presidente e Secretário dentre seus membros; XIX- elaborar seu regimento interno;
XX- desenvolver outras atividades correlatas.
A política de atendimento às pessoas com deficiência no âmbito municipal, far-se-á por meio de programas destinados a:
I - avaliar, fiscalizar, propor e acompanhar o repasse e a aplicação dos recursos públicos nas ações voltadas para Pessoas com Deficiência;
II - promover e acompanhar a execução das diretrizes básicas da Política Municipal voltada para as pessoas com Deficiência, junto às secretarias municipais, de acordo com legislação municipal, e as conclusões extraídas das conferências municipais;
III - acompanhar e fiscalizar os serviços básicos de educação, saúde, recreação, esporte, transporte, cultura, lazer, turismo, profissionalização e outros que assegurem o desenvolvimento físico, mental e psicossocial das Pessoas com Deficiência;
IV - propor e/ou aprovar campanhas junto à opinião pública informando sobre os direitos assegurados às Pessoas com Deficiência;
V - desenvolver outras atividades e ações definidas e aprovadas em assembléia.
Mandato 16/11/2023 à 16/10/2025
GOVERNAMENTAL
POLITICA DA ASSISTENCIA SOCIAL
Arline Lopes(Titular )
Cláudia da Luz Ramos Zacouteguy ( Suplente)
OUTROS SETORES DO GOVERNO
Márcio Hoesker (Titular )
Rodrigo Wegner da Silva ( Suplente)
Claudio José Overbeck (Titular )
Gustavo da Silveira ( Suplente)
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Elisa Silveira Cerentini (Titular )
Micheli Katiani Rech( Suplente)
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Alexsander Witt Rodrigues (Titular )
Samia Nassere( Suplente)
ESCOLAS PÚBLICAS
Elisa Rossi Bueno (Titular )
Juliane Barros Petry ( Suplente)
SOCIEDADE CIVIL
REPRESENTANTE DE PESSOA COM DEFICIENCIA
Priscila da Silva Rosa (Titular )
Carolina Iser (Suplente)
2 REPRESENTANTES DE PAIS OU RESPONSÁVEIS DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Angela Iser (Titular ) - vice-secretaria
Rosana Marisa de Lara ( Suplente)
Jovana de Carvalho - (Titular )
Carine Guedes( Suplente)
REPRESENTANTE DE ENTIDADES DIVERSAS COM AÇÕES VOLTADAS Á PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Lourdes Janeczek Capeletti (Titular )/ADAE
Clair Maria Weschenfelder ( Suplente) ADAE
Iris Lenz Ziani(Titular) Rotary Club de Vera Cruz
Eligio Astor Stoeckel ( Suplente) - Rotary Club de Vera Cruz
REPRESENTANTE DE ENTIDADES DA TERCEIRA IDADE E/OU DE IDOSOS
Isabel Troian dos Santos(Titular ) - Associação Alegria de Viver
Madalena Frantz ( Suplente) - Associação Alegria de Viver