A Secretaria de Desenvolvimento Econômico orienta empreendedores vera-cruzenses na adesão ao Programa Municipal de Microcrédito Banco do Povo. A modalidade está disponível até por meio do Acordo de Cooperação 003/2021. Através do documento o Município oferece subsídio de 50% nos juros para empréstimos de até R$ 5 mil reais contratados com a Instituição de Crédito Solidário - Credisol.
O Programa de Microcrédito está previsto na Lei 5.198/21, de 20 de abril, aprovada pela Câmara de Vereadores, tendo em vista a necessidade de estimular a criação de canais de cooperação entre as diferentes instâncias do Governo, das instituições financeiras e da sociedade civil, de forma a viabilizar a ampliação do acesso ao microcrédito no município, especialmente nesse momento em que a pandemia trouxe prejuízos para empreendedores individuais e micro e pequenos empresários.
A Credisol é a responsável pela orientação e assessoramento na formalização das operações de microcrédito, uma vez que está habilitada no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado – PNMPO, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Pelo teto orçamentário da Lei, o auxílio tem a revisão de atender até 78 empreendedores locais.
Para poder contratar o empréstimo, o tomador do crédito deverá estar em dia com a fazenda municipal e só terá o abatimento sobre as parcelas pagas dentro da data de vencimento. Parcelas pagas após o prazo serão recolhidas com valor total, sem desconto de 50% nos juros. As regras para participação podem ser consultadas em https://veracruz.rs.gov.br/bancodopovo.
Para o Prefeito Gilson Becker com essa alternativa o Município de Vera Cruz busca para minimizar os efeitos da pandemia na economia local. “As restrições impostas aos empreendedores e a população pelos protocolos de prevenção a Covid-19 provocaram retração nos rendimentos. Enquanto Poder público, temos o dever de auxiliar e incentivar aqueles que geram emprego e renda em Vera Cruz”, justifica o Chefe do Executivo.
O Secretário Rafael Moraes, responsável pela pasta do Desenvolvimento Econômico, frisa que o Programa é um passo importante para que pequenos negócios, que normalmente não têm acesso a modalidades de crédito convencionais oferecidas por instituições financeiras, tenham possibilidade de empreender nesse momento. “Vamos continuar buscando outras formas para auxiliar empresas e empreendedores”, completa o titular da pasta.