Vera Cruz, 14 de fevereiro de 2025 – A construção das 20 moradias destinadas às famílias atingidas pelas enchentes de maio de 2024 em Vera Cruz foi iniciada oficialmente nesta semana, com a entrada em execução do programa estadual A Casa é Sua – Calamidade. A ação é fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação, e o Município de Vera Cruz.
As moradias são permanentes, com 55 metros quadrados cada, e serão erguidas com estrutura steel frame pré-moldada, modelo que combina rapidez de montagem com qualidade e durabilidade. Metade das casas será construída no bairro São Francisco e a outra metade no Loteamento Parque da Figueira, no bairro Bom Jesus, onde as obras já tiveram início.
Antes do início dos trabalhos, a Prefeitura cumpriu todas as etapas de preparo, incluindo terraplanagem completa dos terrenos; individualização dos lotes para que cada família receba sua escritura e execução da infraestrutura básica (água, energia elétrica e esgoto).
O prazo contratual para conclusão das casas é de 90 dias, e a empresa responsável informou que intensificará os esforços durante os finais de semana e feriados para cumprir o cronograma.
O prefeito Gilson Becker ressalta que o município e o Estado trabalharam de forma coordenada, com foco no cumprimento das exigências legais e qualidade da obra: “Todo o processo de obra pública tem etapas técnicas que precisam ser cumpridas. O importante é que agora as casas estão em construção e, em breve, essas famílias terão novamente um lar”, afirma o prefeito.
As famílias que receberão as novas moradias já foram selecionadas. Do total de beneficiados, 12 perderam totalmente suas residências ou sofreram danos estruturais graves, e outras oito vivem atualmente em áreas de risco, como regiões suscetíveis a deslizamentos.
Durante o período de trâmites e preparação dos lotes, as famílias foram assistidas por meio do aluguel social, garantindo que não ficassem desamparadas.
A iniciativa representa mais um passo concreto na reconstrução de Vera Cruz após as enchentes, reafirmando o compromisso das instituições com a dignidade, segurança e bem-estar das famílias afetadas.
Roberta Döring
Assessora de Imprensa - Prefeitura de Vera Cruz - (51) 99755-1065
Autor: Roberta Döring - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Vera Cruz