Vera Cruz, 11 de agosto de 2025 – Quem deseja concorrer a uma vaga de conselheiro tutelar suplente em Vera Cruz ganhou mais tempo para se inscrever. A Prefeitura prorrogou o prazo de inscrições para a eleição suplementar até o dia
25 de agosto de 2025. A medida busca incentivar a participação da comunidade no processo e reforçar a importância do papel do Conselho Tutelar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Onde e como se inscrever
Os candidatos devem comparecer ao setor de protocolo da Prefeitura, na Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A lista completa de documentos necessários está disponível no edital, publicado no site oficial: www.veracruz.rs.gov.br.
Quem pode participar
Podem se candidatar pessoas com idade mínima de 21 anos, residentes no município há pelo menos dois anos, com experiência comprovada na área da infância e adolescência, além de atender aos requisitos descritos no edital.
Etapas da seleção
O processo inclui inscrição, curso de capacitação, prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), exames médicos e psicológicos, e, por fim, eleição direta pela comunidade.
Mandato e remuneração
Os conselheiros tutelares suplentes eleitos exercerão mandato até 2028, recebendo remuneração mensal de R$ 3.585,00.
Composição atual
O Conselho Tutelar de Vera Cruz é formado pelos titulares Sandro de Lima Schipper, Jair da Conceição Júnior, Paulo Cesar da Silva, José Vilson da Silva e Rosane Beatriz da Silva Stein. A suplência é ocupada por Ana Paula Baracy Correia.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e presidente da Comissão Especial Eleitoral, Raysa Eduarda Funck Rosauro Royer, destaca que a prorrogação é uma oportunidade para ampliar o número de candidatos:
“Queremos que mais pessoas participem deste processo e se coloquem à disposição para defender os direitos das nossas crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar tem um papel essencial, e é fundamental que seus representantes estejam preparados e comprometidos com essa missão.”
Mais informações podem ser obtidas com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) pelo telefone (51) 3718-2042 ou pelo e-mail
[email protected]
_____________________________________________________________________________
Roberta Döring
Assessora de Imprensa - Prefeitura de Vera Cruz
(51) 99755-1065