Vera Cruz, 06 de maio de 2025 – O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, estará em missão oficial na Suíça entre os dias 6 e 11 de maio de 2025. A viagem para Genebra, tem como foco agendas com autoridades da comunidade internacional, incluindo o Embaixador do Brasil, Sr. Tovar da Silva Nunes. Além de representar o município, Gilson também participa como presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), em um esforço para defender os interesses da cadeia produtiva do tabaco brasileira.
A missão antecede a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), prevista para novembro, também na Suíça. O objetivo é apresentar a realidade socioeconômica dos produtores brasileiros e alertar sobre os possíveis impactos de restrições severas, especialmente em municípios como Vera Cruz, onde o tabaco representa cerca de 70% da produção primária local.
“É fundamental mostrar que políticas ainda mais restritivas do que as já existentes, podem afetar diretamente a subsistência de milhares de famílias. Nossa missão é sensibilizar as autoridades internacionais para um posicionamento responsável, justo e equilibrado, que leve em conta a realidade social e econômica de quem vive do tabaco no Brasil”, reforça o prefeito Gilson Becker.
A transmissão do cargo para o Vice-Prefeito Angelo Hoff ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 5. Durante o período da missão oficial no exterior, Hoff assumirá a chefia do Executivo Municipal. “O Prefeito Gilson representará não apenas Vera Cruz, mas todos os municípios produtores de tabaco. Trata-se de uma missão de extrema importância, e tenho plena confiança de que estaremos muito bem representados por alguém que conhece profundamente o setor. Durante sua ausência, estarei à disposição da comunidade, mantendo o mesmo compromisso e dedicação com os quais o Prefeito tem conduzido sua gestão”, destacou o Vice-Prefeito.
A Missão Oficial reforça o protagonismo de Vera Cruz no debate internacional sobre o futuro da produção de tabaco, buscando equilíbrio entre saúde pública e os direitos das famílias que vivem da cultura.
_______________________________________________________________________
Roberta Döring
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Vera Cruz
Autor: Roberta Döring - Assessoria de Imprensa