O Instituto Crescer Legal em parceria com o Município de Vera Cruz, lançou o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, voltado para adolescentes de áreas rurais, especialmente de regiões produtoras de tabaco. O programa oferecerá entre 20 e 24 vagas por turma.
Cada turma terá de 20 a 24 vagas e o curso será realizado de março a dezembro de 2025. As atividades serão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante 4 horas diárias, com uma carga total de 800 horas, sem recesso no inverno. Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais do curso, será oferecido uniforme e material didático, transporte escolar e alimentação conforme necessidade, bem como certificação ao final do curso.
O curso combina análise de propriedades rurais, estudo dos arranjos produtivos da região, desenvolvimento de parcerias locais e atividades práticas envolvendo famílias e comunidades. Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver projetos de empreendedorismo e avaliar a viabilidade de suas ideias.
Podem participar meninos e meninas, de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino regular – a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o Ensino Médio – e sejam oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, em especial produtores de tabaco, residentes nas localidades de Linha Henrique D’Ávila, Linha 2 de Dezembro, Linha Fundinho, Linha Mato Alto, Mato Alto, Linha Tapera, Coxilha do Mandelli, Vila Triângulo, Travessa Becker, Linha Capão, Linha Alta, Rincão da Serra em pontos determinados (sob avaliação) na Linha Sítio e Vila Progresso.
As inscrições vão até o dia 27 de outubro e podem ser feitas pelo link:
https://bit.ly/3SgGdeu.
Método Inovador
O curso integra teoria e prática em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social. Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas empresas associadas ao Instituto Crescer Legal. No entanto, ao invés de trabalhar diretamente nas empresas, os adolescentes realizam as atividades no contraturno escolar, dentro de suas comunidades, sob orientação de educadores do Instituto.
Essa metodologia permite que os jovens aprendam e se desenvolvam sem a necessidade de realizar atividades nas empresas contratantes, mantendo o foco na qualificação técnica e na conexão com o meio rural.